No último domingo, foi realizada uma sessão solene em celebração aos 20 anos de fundação do grupo Ninbu Saraodori, um dos destaques da Associação Nipo-Brasileira, o Kaikan. O evento, realizado na sede da entidade, contou com a presença de diversas autoridades, como os deputados estaduais Helio Nishimoto e Jooji Hato e a vice-prefeita de Ribeirão Pires, Leonice Moura, que fez parte da mesa cerimonial.
Em discurso, o presidente do Kaikan, Antonio Muraki, ressaltou a importância do grupo para a associação, que prima pela manutenção das tradições e da cultura japonesa: “Apesar das dificuldades, nunca esqueceram dos costumes. Por isso, quero, nesses 20 anos, agradecer ao professor Hiroshi Kawazoe e a professora Toshie Kawazoe, pessoas que trabalham em prol da cultura japonesa”. Leonice, por sua vez, ressaltou a importância e a ajuda da comunidade nipo-brasileira para a cidade: “A Associação e a Colônia Japonesa são de suma importância para o desenvolvimento de Ribeirão Pires, não só pela culutra que nos traz, mas pela participação social que sempre teve em nosso município”.
A seguir, os fundadores do grupo foram homenageados (em japonês) no discurso da professora Toshie Kawazoe: “é pelos aplausos das pessoas que nos assistem que continuamos dançando até hoje”, afirmou. A seguir, em nome dos fundadores, falou Helena Kiyoka Kobayashi: “fui uma das primeiras pessoas a participar e foi muito importante para mim. Aprendemos a cultura, conhecemos lugares e aprendemos a trabalhar em equipe. Gostaria de agradecer ao sensei Kawazoe por nos proporcionar esta oportunidade”.
A cerimônia foi encerrada com todos cantando a canção “Hana Wa Saku”, ou As Flores Florescem, um almoço e a apresentação de diversos grupos de dança.