Biometria: metade dos eleitores de Ribeirão Pires ainda não se cadastraram. Sábado haverá plantão no Cartório Eleitoral

Biometria facilitará na hora da votação

Com cerca de 50% de eleitores cadastrados, Justiça Eleitoral realiza plantão da biometria neste sábado

Neste sábado (10), os dois Cartórios Eleitorais de Ribeirão Pires estarão abertos das 8h às 13h para a quinta edição do Plantão da Biometria, que visa efetuar o cadastro biométrico de todos os eleitores registrados nas Zonas Eleitorais 183 e 382, que atende também a cidade de Rio Grande da Serra.

A ação tem objetivo de facilitar o comparecimento dos cidadãos que não têm disponibilidade no horário normal do expediente dos cartórios eleitorais (de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h) e também aumentar o índice de cadastrados no Estado, que gira em torno de 55% de um total de 18,3 milhões de eleitores. Vale lembrar que, em 479 municípios do Estado, incluindo Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, a biometria é obrigatória.

Segundo o TRE-SP, a cidade de Ribeirão Pires hoje conta com cerca de 90 mil eleitores e o índice de biometria está em 51,61%. Em Rio Grande da Serra, com cerca de 35 mil eleitores, o índice é de 48,5% do eleitorado.

O procedimento, que dura cerca de 15 minutos, consiste na coleta de impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada. O cidadão que não se cadastrar este ano, corre o risco de ter o título eleitoral cancelado. O prazo final é o dia 19 de dezembro. Há a recomendação de se fazer o agendamento prévio via internet pelo site http://bit.ly/AgendaBiometria.

Compartilhe

Comente

Leia também