Julho Amarelo: Secretaria de Saúde amplifica conscientização sobre Hepatites B e C

Cidade oferece realização de exames gratuitos e sigilosos durante o ano

O mês de julho na saúde é dedicado à conscientização das Hepatites B e C. A cidade de Ribeirão Pires, através do SAE (Serviço de Atenção Especializada), localizado na Avenida Francisco Monteiro, 205, oferece exames gratuitos e sigilosos para identificação da doença durante todo o ano. Especialmente este mês, as Unidades de Saúde e da Família (USF) também estarão empenhadas na realização de mutirões para testagem da população.

Tanto a hepatite B, quanto a hepatite C, são consideradas virais, causadas por vírus que afetam e geram inflamação no fígado. Na maioria das vezes, os sintomas são confundidos, como explica Nancy Garrido, coordenadora do Serviço de Atenção Especializada de Ribeirão Pires.

“Normalmente é uma doença silenciosa, com sintomas muito parecidos com a gripe, por exemplo, e as pessoas se confundem; elas podem estar contaminadas, transmitir às outras, por simplesmente não ter o diagnóstico correto”, comenta. Ainda segundo Nancy, o tempo de hospedagem do vírus no corpo da pessoa pode ser prolongado. “Pode ocorrer da pessoa passar 20 anos e não saber que está contaminada, por isso, é importante que se faça os testes”, orienta.

Ambas hepatites são transmitidas através do contato com o sangue contaminado, presente em objetos (agulhas, alicate de unha, aparelhos de barbear) e pelo uso de material não esterilizado na colocação de piercing, na realização de tatuagens ou em procedimentos cirúrgicos. O sexo sem o uso de preservativo também pode transmitir a doença, sendo a hepatite B mais fácil de se pegar.

Os diagnósticos são realizados através de exame de sangue. A diferença entre elas é que a Hepatite B possui vacina, que deve ser tomada em três doses. Já a C, não possui o imunizante. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento gratuito para ambos os casos. O SAE de Ribeirão Pires, além dos exames, também realiza orientação e atendimento, através do telefone 4828-441 (que também é WhatsApp) ou 0800-773-1661.

USF do Jardim Valentina realiza mutirão de testes rápidos – Nesta quarta-feira, dia 06, a Unidade de Saúde da Família do Jardim Valentina (R. Francisco Tometich,905) realiza, das 8h às 11h, um mutirão de testes rápidos na população para identificação das hepatites B e C. Os exames são gratuitos e os resultados saem em 30 minutos.

Serviço de Atenção Especializada – SAE – está localizado na Avenida Francisco Monteiro, 205

Compartilhe

Comente

Leia também