Janeiro Branco: Ribeirão Pires reforça conscientização sobre saúde mental

Caminhada na região central e rodas de conversas fazem parte do calendário de atividades promovidas até o fim do mês

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, realiza durante o mês a campanha Janeiro Branco. Com foco na conscientização e na importância dos cuidados com a saúde mental, as unidades do CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) promovem rodas de conversas, caminhadas e orientações na região central da cidade.

Atualmente, a municipalidade conta com três unidades do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que prestam atendimento a pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes. Apenas em 2023, foram realizados 72.239 acolhimentos pelas unidades.

Além dos CAPS, a Rede de Atenção Psicossocial é formada pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Luzia – para casos de urgência/emergência, unidades da Atenção Primária (USFs e UBSs), Centro de Especialidades Médicas e Hospital Maternidade São Lucas.

Os CAPS de Ribeirão Pires atendem de segunda a sexta-feira. O serviço é aberto e funciona das 8h às 17h. A unidade Infantojuvenil está localizada na Rua Primeiro de Maio – 108, região central. O CAPS Adulto atende na Rua Afonso Zampol, 41 – Centro. Já o CAPS AD (Álcool e Drogas) realiza os atendimentos na Rua Prestes Maia – 55, Vila Suissa

Confira a programação do Janeiro Branco em Ribeirão Pires:

– 17/01- Caminhada Janeiro Branco, a partir das 9h30 – Concentração CAPS Adulto
– 24/01 – Agita CAPS – Atividades direcionadas ao lazer e conscientização sobre janeiro branco – CAPS Infantojuvenil – 15h
– 25/01 – Palestra informativa e de conscientização sobre o janeiro branco – CAPS AD – 10h
– 26/01 – Sarau artístico na Praça Vila do Doce – CAPS Adulto – 9h
– 31/01 – Passeio com os pacientes da rede municipal ao Parque Oriental – todos os CAPS – 10h

Ribeirão Pires reforça a campanha de conscientização à saúde mental

Compartilhe

Comente

Leia também