Moradores do bairro Jardim Luso, em Ribeirão Pires, reclamam da demora do ônibus que atende a região. Após várias reclamações contra a empresa Irmãos Corrêa, que administra a frota daquela parte da cidade, os munícipes continuam sem resolução para o problema. Segundo os passageiros, há meses circula na linha, entre às 10h e 17h30, apenas um micro-ônibus que não supre a demanda de passageiros do bairro.
Uma moradora que preferiu não se identificar explica a situação: “Além do intervalo das viagens ser de 35 minutos em média, o micro-ônibus anda lotado e, como o motorista executa a função de cobrador, normalmente atrasa os horários. Os passageiros são obrigados a andar em péssimas condições de segurança, porque muitas vezes o micro-ônibus está tão lotado que não há nem lugar para se segurar. Sem falar nas péssimas condições dos assentos com os estofados todos rasgados”.
Ela ainda reclama que o Jardim Luso não é um bairro tão distante do centro para ter intervalos tão grandes entre as viagens. “É um descaso, porque pagamos o mesmo valor de tarifa que outros bairros que são atendidos por um ônibus grande, além de possuírem um intervalo bem menor entre as viagens, por isso não podemos nos conformar com a situação”, protesta a moradora e conclui dizendo que tanto ela quanto outros moradores já estão cansados de reclamar sobre o precário serviço de transporte e não serem atendidos. “Não adianta ligar para reclamar na empresa, porque eles não tomam nenhuma providência. Até parece que estão nos fazendo um favor”, finali.
Para o chefe de tráfego da Irmãos Corrêa, Kazu Massa Sumi, as reclamações não têm fundamento. “Não tem passageiro para se colocar dois ônibus lá. Colocar um carro de 15 em 15 minutos para carregar apenas oito passageiros por viagem não cobre os gastos”, justifica Massa. Segundo o chefe de tráfego, a linha sempre recebeu um carro, mas agora o motorista, que faz a dupla função, não consegue fazer o percurso em menor tempo.
Sobre a possibilidade de se colocar um veículo maior para atender a demanda, Massa explica que o serviço é feito no horário de pico, pela manhã, mas que no decorrer do dia não há necessidade. “Agora há pouco saiu um ônibus com meia dúzia de passageiros. Assim não adianta colocar um carro em menor intervalo para não transportar ninguém”, completa.
De acordo com a empresa, a quantidade de passageiros implica no tamanho e na quantidade de carros liberados para cada linha. Como o Jardim Luso não apresenta uma necessidade justificável, a empresa se isenta de colocar outro veículo para atender o bairro.