O Mais Notícias tem recebido inúmeras reclamações de munícipes com relação falta de manutenção em ruas e calçadas da cidade. Uma das ruas com maior índice de reclamações é a Dr. Pirajá no Centro Alto. Lá, os moradores apontam problemas com paralelepípedos fora do lugar, mato alto em terrenos e calçadas além de falta de iluminação pública. Rivaldo dos Santos é motorista e morador da Dr. Pirajá. “Estou preocupado com crianças e idosos. As calçadas cheias de mato, escorregando; qualquer hora pode acontecer um acidente”, diz ele, explicando que as pessoas já não conseguem mais andar pelas calçadas. “Conheço mais de 600 cidades e Ribeirão Pires perde até para as menores”, garante ele.
Em contato com a Prefeitura Municipal, fomos informados que já existe uma lista com 114 ruas que correspondem a 385 mil metros quadrados de vias públicas que serão beneficiadas por uma operação de limpeza. A operação foi dividida em 14 regiões.
“O foco do serviço tem sido capinação e roçagem, já que neste período de janeiro a abril devido as chuvas, a vegetação se desenvolve com maior rapidez. Além disso, são realizados serviços da operação cata bagulho e caiação”, diz a nota da Secretaria de Comunicação ainda mencionando que “segundo as equipes responsáveis, esta operação no Centro Alto tem previsão de ser concluída na primeira quinzena de março. Todos os bairros serão atendidos seguindo o cronograma de serviços da Secretaria.
Balanço de 2014 – Somente no ano passado, vias de paralelo receberam o serviço de regularização e cascalhamento na extensão de 3.500 m² em atendimento às solicitações pontuais dos moradores. Foram aplicado massa asfáltica em 4000 m² de vias na operação tapa-buraco. A Secretaria de Infraestrutura Urbana realizou durante o ano a capinação de três milhões de metros quadrados atendendo diversas regiões e ainda executou o recolhimento de 1.980 toneladas de entulho das vias públicas da cidade.