Muretas da Avenida Humberto de Campos é questão de segurança

Um pouco mais de 400 pessoas subscreveram abaixo-assinado para retirar as muretas da Avenida Humberto de Campos.

Ora, é necessário analisar para depois tomar a decisão.

Esse assunto é um exercício de gestão de qualquer faculdade com curso de pós-graduação em gestão pública ou de palestras que tratam do mesmo tema.

Mas antes de entrar no assunto propriamente dito, vamos citar o exemplo de um fato verídico: Certa vez, cinco jovens aproveitaram uma noite quente de luar para pular o muro de um clube e nadar na piscina, burlando todas as regras estabelecidas pelo estatuto.

Coube ao presidente tomar uma atitude, mas antes de fazê-la, várias opiniões foram ouvidas. Alguns disseram para erguer o muro, pois consideravam o mesmo baixo. Outros entenderam que era necessário colocar arame farpado por ser mais rápido, mais seguro e mais barato.

Outros optaram por uma punição severa aos infratores para servir de exemplo.

A discussão se estendeu até que o presidente do clube teve de tomar a decisão com base nos acontecimentos e nas ponderações de cada parte.

Considerando que eram 10 mil sócios e somente cinco jovens entre 15 e 18 anos que cometeram a infração, todos dependentes de famílias contribuintes, que certamente enxergavam a atitude como um arroubo juvenil, chegou-se a uma decisão consensual. Os jovens foram penalizados com 90 dias de suspensão e chamados para conhecer as razões da punição.

A decisão foi considerada mais correta do que aumentar o tamanho do muro ou rodeá-lo de arames, pois assim não se penalizaria a grande maioria dos sócios que não cometeu a infração.

Ainda foi decidido abrir o clube para quem quisesse nadar, já que o ocorrido chamou a atenção da diretoria para a possibilidade de viabilizar um novo serviço aos sócios.

Vamos agora às muretas da Humberto de Campos. Alguns querem a retirada, pois a obra significa para eles que é necessário tomar mais cuidado com o trânsito. Há excesso de veículos na Humberto de Campos e motoristas apressados e estressados vinham desrespeitando a faixa dupla contínua, provocando acidentes e atropelamentos em quantidade preocupante.

A mureta da Humberto de Campos está sendo construída para garantir a segurança do motorista, dos passageiros e dos pedestres que trafegam pela avenida.

A obra evita as colisões frontais, tipo de acidente que mais provoca mortes no trânsito.

Vai ficar bem mais difícil fazer ultrapassagens e manobras arriscadas.

Vai ficar mais difícil fazer conversões proibidas.

Vai ficar mais difícil falar ao celular.

Vai ficar mais difícil atravessar fora da faixa de pedestre.

A mureta tem a conotação de segurança para a maioria.

Só para lembrar: Enquanto o abaixo-assinado era feito, um carro invadiu uma das praças que estamos reformando e destruiu um box destinado a alojar comerciantes.

O que fazemos agora? Tiramos a praça do lugar,destruímos o quiosque ou educamos o motorista?

Esse, com certeza, é mais um exercício de gestão.

Clóvis Volpi, PV, é prefeito de Ribeirão Pires.

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