Inclusão e acessibilidade marcaram 14º Festival do Chocolate

Área de Acessibilidade recebeu, em média, 60 pessoas por noite durante os nove dias de festa

Com objetivo de propor uma experiência única aos visitantes do 14º Festival do Chocolate, não deixando de considerar suas peculiaridades, a Prefeitura de Ribeirão Pires mobilizou equipe especializada para o acolhimento e acompanhamento de pessoas com deficiência ou baixa mobilidade durante os nove dias da festa. Mais de 10 profissionais atuaram em tempo integral, desde a recepção na entrada, até a área reservada no Espaço Multicultural, onde aconteceram os shows principais do evento.

Participaram deste trabalho profissionais das secretarias de Assistência, Participação e Inclusão Social, de Educação e Cultura e de Turismo. A área exclusiva para shows chegou ao limite da capacidade, ou seja, 80 cadeiras, nos shows do Roupa Nova, Demônios da Garoa e da dupla sertaneja Gian & Giovani.

Além disso, Ribeirão Pires também forneceu abafadores auriculares para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) ou que apresentaram alguma hipersensibilidade auditiva, mais um passo para inclusão e respeito às pessoas com deficiência na cidade.

Com equipe especializada para a recepção – inclusive intérprete de libras – e acolhimento de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, em atendimento à Lei Municipal 4.398/2000, o Festival do Chocolate também disponibilizou, em todos os chalés, cardápios em braille e atendimento prioritário para cadeirantes e pessoas com TEA.

Sendo recepcionados e orientados logo na entrada da festa, a família de Thiago Pinto, 41 anos, deficiente físico, aprovou a estrutura do Festival. “Ele ama sair, viajar e, sempre que sabemos de algum evento diferente que podemos leva-lo, nos planejamos e vamos. Aqui não está sendo diferente. Ele está se divertindo”, disse a mãe Neusa Maria Coelho, 63, moradora de São Bernardo do Campo.

Sendo recepcionados e orientados logo na entrada da festa, a família de Thiago Pinto, 41 anos, deficiente físico, aprovou a estrutura do Festival

Amigos Felipe Alves e Lucas Bernardes – que ficaram sabendo da Festa pelo Instagram, utilizaram os abafadores

Compartilhe

Comente

Leia também