Em breve, os ribeirãopirenses receberão o carnê do IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana). O pagamento poderá ser efetuado de uma só vez, em cota única, ou em até dez prestações iguais, mensais e sucessivas, respeitando o limite mínimo, por prestação do valor equivalente a R$ 19,63.
Será concedido desconto de 5% sobre o valor do imposto que for pago integralmente, em cota única, até a data de vencimento da primeira parcela, que será em março. Segundo a Prefeitura, os munícipes receberão o carnê com 20 a 30 dias de antecedência. Os contribuintes que não receberem deverão retirá-los na Gerência da Receita, localizada no Paço Municipal.
De acordo com o Executivo Municipal, na média, a planta genérica está sendo reajustada em 9% e haverá uma correção monetária de 6,01% que acontecerá em todos os imóveis e já estará incluso no reajuste do IPTU.
A Prefeitura explica que para o cálculo do imposto, a cidade está dividida nos seguintes padrões: alto, médio alto, médio, regular e baixo. “Para cada uma dessas indicações será aplicado um índice diferente de reajuste, que será maior conforme o padrão do imóvel. Imóveis de alto padrão, que representam 0,5% das residências do município, seriam mais afetados pelo reajuste. O metro quadrado do terreno poderá, no máximo, ser reajustado em 20% e no metro quadrado das edificações poderá chegar a 15%”, diz, em nota.
Os imóveis considerados de alto padrão estão localizados no Jardim Panorama e na região central, podendo ser comercializados por mais de R$ 500 mil.