Hospital e Maternidade São Lucas realiza parto de gêmeas

Unidade hospitalar da rede municipal de Ribeirão Pires, que atende casos de baixa complexidade, realizou o parto de Flora e Zoe na sexta-feira (13/09)

O Hospital e Maternidade São Lucas, unidade da rede municipal de saúde de Ribeirão Pires, realizou na última sexta-feira, dia 13 de setembro, o primeiro parto gemelar após anos sem o atendimento de casos do tipo. Flora e Zoe nasceram no início da 38ª semana de gestação. A equipe do São Lucas foi reforçada para receber as bebês.

Ana Beatriz Zanateli, 20 anos, mãe das gêmeas, reside com o marido, Erick Lohan Zanateli, 24 anos, no Parque Aliança. Todo o pré-natal foi realizado na UBS Central da cidade e no Hospital São Lucas. Apesar de não ser comum, de acordo com a equipe médica, a gestante completou as 37 semanas de gravidez com saúde. As bebês nasceram com 2,380 Kg (Flora, a primeira a nascer) e 2,430 Kg (Zoe), ambas com 44 cm.

“O grande limitador do parto gemelar é que dificilmente a gestação chega ao tempo que Ana Beatriz chegou, e por isso costumam a ser prematuros”, explicou a médica Elisângela Lírio Grigio, que coordena a equipe de ginecologia do Hospital e Maternidade São Lucas. O parto, cesárea, foi realizado pela Dra. Elisângela e pelo coordenador da equipe de neonatologista da unidade, André Trovo.

Após o parto, Ana Beatriz relembrou a trajetória de sua gestação e os momentos no nascimento das filhas. “Foi muito tranquila (a cirurgia). O anestesista ficou o tempo inteiro comigo, me explicando o que estava acontecendo. Estávamos muito nervosos. Antes de começar, eu estava com medo. Mas a equipe toda me acalmou, me orientou. Foi muito bom ter essa atenção. Me senti segura e confiante para receber minhas filhas”, disse.

Erick acompanhou todo o parto ao lado de Ana Beatriz. Depois de se preparar para entrar na área de cirurgia, o pai de primeira viagem também sentiu bater a ansiedade. “Depois que me prepararam para entrar na sala, o coração começou a acelerar e caiu a ficha de que as bebês estavam vindo. E nossas princesas vieram lindas e cheias de saúde, pra trazer ainda mais alegria pra nossas vidas”, contou.

“Era nosso sonho ter as meninas aqui no São Lucas. Eu e meu irmão nascemos aqui. Graças a Deus tivemos essa equipe maravilhosa para nos atender nesse momento”, concluiu Erick.

De janeiro até o dia 16 de setembro desse ano, o Hospital e Maternidade São Lucas realizou 863 partos. Desde 2017, após reestruturação da unidade, a Prefeitura conta com parceria com o Grupo São Cristóvão Saúde para a gestão da maternidade do São Lucas.

De lá para cá, a Secretaria de Saúde municipal investe na humanização dos atendimentos e na modernização dos serviços voltados à população, especialmente para as moradoras. A partir de março desse ano, o Hospital passou a sediar o Centro de Referência à Saúde da Mulher, com a realização de mamografia e procedimentos cirúrgicos ginecológicos gratuitos.

“Trabalhamos seguindo as diretrizes de Governo para garantir o bom funcionamento das unidades de saúde de nossa rede municipal e garantir a qualidade dos atendimentos prestados. Buscamos a resolução dos casos, priorizando o bem-estar dos pacientes. Na maternidade do São Lucas, o serviço conta com a experiência de uma equipe comprometida, seja na gestão, na área médica e de enfermagem, até na recepção. Esse cuidado faz a diferença. Os resultados positivos dessa dedicação são evidenciados nos depoimentos e histórias emocionantes dos pacientes atendidos em nosso hospital”, avaliou a Secretária de Saúde de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.

Compartilhe

Comente

Leia também