Hospital e Maternidade São Lucas busca selo “Iniciativa Hospital Amigo da Criança”

Reconhecimento torna a unidade referência em qualidade e humanização em todas as etapas da gestação

Na tarde desta quarta-feira, dia 25, o Hospital e Maternidade São Lucas, em Ribeirão Pires, deu um importante passo para adquirir o selo “Iniciativa Hospital Amigo da Criança”. Em reunião com os departamentos de saúde da cidade, os dirigentes do hospital ribeirão-pirense apresentaram os requisitos para obter o reconhecimento.

O médico e diretor responsável pelo hospital, Mário Sérgio, indicou os benefícios da adesão ao programa “O mais importante é que monta condutas e procedimentos, além de trazer melhorias na qualidade de atendimento”, comentou.

O selo “Iniciativa Hospital Amigo da Criança” torna a Unidade Hospitalar referência em qualidade e humanização no atendimento em todas as etapas da gestação, desde o período pré natal, até depois do nascimento da criança.

O reconhecimento é uma ação promovida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma estratégia de proteger e estimular o aleitamento materno nos hospitais. Para isso, há 10 requisitos que devem ser cumpridos, entre eles estão: Ter um protocolo de aleitamento materno, que deve ser transmitida a toda equipe; mostrar as mães como amamentar e manter a lactação, mesmo se forem separadas de seus filhos e encorajar a amamentação sob livre demanda.

Os próximos passos para a aquisição do selo serão a criação de um backlog de atividades, agendamento de uma visita junto ao Ministério da Saúde, realização da inscrição e responder o questionário protocolar do pedido.

Caso consiga o reconhecimento, o Hospital e Maternidade São Lucas será o primeiro da cidade a se tornar referência regional em oferta de qualidade de atendimento para gestantes. A previsão é que o projeto seja implementado até fevereiro de 2022.

Reconhecimento torna a unidade referência em qualidade e humanização em todas as etapas da gestação

Compartilhe

Comente

Leia também