Horário de verão termina neste final de semana

O horário de verão, que obriga parte dos brasileiros a adiantarem os relógios em uma hora, encerra na passagem de sábado (19) para domingo (20). Nesta data, os ribeirãopirenses devem atrasar os relógios em uma hora. O horário de verão sempre inicia em outubro por causa do aumento na demanda por energia no final de ano, que é resultado do calor e do crescimento da produção industrial em virtude do Natal. Neste período, os dias têm maior duração por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada.

Na noite do próximo sábado para o domingo, os relógios devem ser atrasados em uma hora

Com o horário de verão, é possível reduzir os picos de demanda por energia, proporcionando uma utilização mais uniforme durante o dia. O adiantamento do horário em uma hora também diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que o atendimento em épocas de maior consumo ocorra com maior eficiência. O horário de verão também visa conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural, além de estimular o uso, de forma racional, de energia elétrica.

Economia – A estimativa feita pelo governo equivale a uma economia de 116.000 kWh durante o período de duração do horário de verão, com índices de 4,5% no Sudeste e Centro-Oeste e 5% no Sul. Este consumo, por exemplo, seria suficiente para atender durante um mês 7.200 residências ou todo o consumo de um município com aproximadamente 19.000 habitantes.

Compartilhe

Comente

Leia também