Hip Hop Fest – 50 Anos de Cultura atrai 2 mil pessoas a Ribeirão Pires

Atividade faz parte da programação do mês da Consciência Negra na Estância

Cerca de 2 mil pessoas participaram, no último domingo (12), Dia Mundial do Hip Hop, do Hip Hop Fest – 50 Anos de Cultura, realizado na Praça Central da Vila do Doce. Expo arte BoomBox, batalha de MC’s, expo arte Grafitti, DJ’s convidados e pocket shows de rap fizeram parte da atividade realizada pela Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Nação Hip Hop Brasil e a Associação Paulista Amigos da Arte.

“Tive meu primeiro contato com o Hip Hop aos 11 anos. Uns quatro anos depois, comecei a dançar Break e virou amor à primeira vista. O contato com a cultura Hip Hop me ajudou dentro e fora da escola para romper aquela imagem ‘marginal’ por conta das roupas mais largas e estilo ‘largado’. Depois, veio o Boombox, os rádios, e isso fez com que a gente, mesmo com a idade, se mantivesse no Hip Hop”, explicou o b-boy Renato Matagnan Memória, o Renatinho, co-idealizador do coletivo BoomBox Brasil que possui integrantes de Belo Horizonte, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

No improviso, o Torneio de Batalhas animou o público durante a tarde e premiou: Du Barraco – Batalha Clandestina (3º lugar), Stan – Batalha da Neblina (2º lugar) e Mano Zumbi – Batalha da Neblina (1º lugar). Já o encerramento da noite ficou por conta da apresentação do rapper e compositor Thaíde e do grupo Haikaiss.

“Quando você ama alguma coisa, você tem que lutar por aquilo; fazer de tudo para ter acesso àquilo e possibilitar que mais pessoas também tenham acesso, principalmente quando a questão envolve educação e cultura como o Hip Hop. Independente dos obstáculos e da discriminação, que muitas vezes impedem o Hip Hop de seguir adiante, temos que continuar lutando para ampliar esses espaços. Se você ama e respeita o Hip Hop, batalhe”, comentou o rapper Thaíde, uma das principais atrações do festival.

“O Hip Hop tem um papel fundamental e essencial na minha vida, foi um dos grandes responsáveis por injetar autoestima e promover a minha autovalorização ainda na adolescência. Hoje, me sinto privilegiada e realizada por fomentar o Hip Hop em Ribeirão Pires por quase 20 anos, antes como sociedade civil e agora como poder público”, completou Elisangela Moura, coordenadora da Casa da Juventude e Artes Urbanas (Cajau).

Consciência Negra – Com intuito de promover a valorização da cultura e ancestralidade, a Prefeitura de Ribeirão Pires promove, no próximo dia 19, a partir das 11h, na Praça Central da Vila do Doce, a 1ª Feira Afro Ribeirão Pires.

A atividade, que conta com o apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e da Coordenadoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial, terá barracas com gastronomia africana, peças de vestuário e artes para religiões de matrizes africanas, artesanatos indígenas e livros, além de espaço para cabelos e penteados afro (tranças e dreads).

No mesmo dia, a partir das 13h, na Praça Central da Vila do Doce, acontece a abertura da festividade com Povos de Terreiro (13h); apresentação de capoeira com Orquestra de Berimbau, Maculele e roda (14h); Grupo Juntos dá Samba (15h), Fabio Paixão e Amigos (16h); Samba Rock (17h); e encerramento com a Escola de Samba do Grupo Especial de São Paulo Barroca Zona Sul (18h).

Encerramento da noite ficou por conta da apresentação do rapper e compositor Thaíde

Final do Torneio de Batalhas entre Stan – Batalha da Neblina (2º lugar) e Mano Zumbi – Batalha da Neblina (1º lugar)

Apresentação de Street Dance com alunos da EMARP no Hip Hop Fest

Expo BoomBox Brasil durante o Hip Hop Fest – 50 Anos de Cultura no palco da Vila do Doce

Cerca de 2 mil pessoas marcaram presença no Hip Hop Fest – 50 anos de cultura na Vila do Doce

Compartilhe

Comente

Leia também