Guarda Civil Municipal participa de Curso de Aperfeiçoamento

Secretaria de Segurança Urbana da cidade promove formação permanente do efetivo da Guarda Municipal

 

A Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura de Ribeirão Pires segue calendário de atividades voltadas à qualificação profissional e valorização da Guarda Civil Municipal. Nesta semana, teve início o Curso de Aperfeiçoamento Profissional voltado a Inspetores e Sub-Inspetores da GCM. As atividades, que terão duração de nove dias, acontecem na base da Guarda – região central da cidade.

A formação continuada aborda redação oficial; valores humanos e éticos; saúde mental e legislação – ambos ministrados por efetivos da GCM de São Bernardo; liderança, gestão de pessoas e chefia – ministrado por efetivo da GCM de Diadema; e gerenciamento de crise – ministrado por Major Edson Lima do Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU), ligado ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

“Todas as capacitações da nossa Guarda são organizadas pelo Gabinete de Instrução da GCM, responsável por manter nosso efetivo atualizado e capacitado para executar as ações pertinentes ao cargo, melhorando o atendimento ao cidadão de bem, além de fortalecer ações de segurança em todo o município”, afirma o secretário de Segurança Urbana, Coronel José Luis Martins Navarro.

Os Inspetores da GCM são responsáveis por supervisionar as rondas e missões desenvolvidas pela equipe de serviço, acompanhar ocorrências de alto risco, entre outras atribuições. Já os e Sub-Inspetores da Guarda são responsáveis por executar a ronda nos postos de serviços e viaturas, entre outras atribuições definidas pela Lei Municipal nº 6093/16.

O exercício das atribuições dos cargos da GCM requer capacitação específica, com matriz curricular compatível com suas atividades, conforme define o Estatuto Geral das Guardas Municipais – Lei nº 13.022/14.

Compartilhe

Comente

Leia também