Guarda Civil de Santo André recebe novo armamento e munição

Equipamentos fortalecem ações táticas da ROMU no enfrentamento de situações de risco e no combate à criminalidade

A Prefeitura de  Santo André, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, recebeu na tarde desta terça-feira (22) novos equipamentos para reforçar a segurança e munir as equipes da GCM (Guarda Civil Municipal). Ao todo, foram entregues armas, entre escudos balísticos, carabinas táticas e espingardas calibre 12.

Segundo o prefeito Paulo Serra, a segurança pública é uma das principais preocupações, já que afeta todas as classes. “Santo André puxou para si a responsabilidade de integrar as forças policiais, como forma de combater a criminalidade. Ação esta que vem resultando na queda dos índices de crimes contra o patrimônio e contra a vida no município. Adicionalmente, investimos em 32 novas viaturas, fardamento completo, coletes e, agora, no armamento do nosso efetivo, dando condições para a nossa Guarda de atuar com maior eficiência na proteção da nossa gente”, destacou. Inicialmente os equipamentos serão destinados para equipes táticas da Romu (Rondas Ostensivas Municipais), que são as que estão em primeiro confronto de ações de maior risco.

Foram entregues sete carabinas (arma utilizada em situações que necessite de disparos com maior precisão e alcance), cinco espingardas (arma utilizada em situações necessite de disparos com munição letal ou menos letal) e quatro escudos, para defesa de equipes em situações de conflito, onde seja necessário avançar com o mínimo possível de disparos realizados por forças de segurança para evitar danos colaterais.

Com investimento de cerca de R$ 100 mil, os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar indicada pela deputada federal e policial, Katia Sastre. Além disso, também foram adquiridas 5 mil munições cartuchos calibre 40 S&W, com recurso próprio do município.

FORTALECIMENTO DA GCM – Além do constante processo para equipar e melhorar as condições de trabalho da Guarda Civil Municipal, Santo André também formalizou na atual gestão o novo estatuto da corporação, após uma espera de 30 anos. Com a modernização da legislação foi possível criar novas categorias salariais e perspectivas de crescimento profissional da carreira, com elevação nos ganhos que podem chegar a 70% do salário-base dos GCMs. As equipes também receberam novos uniformes e coletes balísticos.

Para reforçar a segurança e patrulhamento da cidade, foram entregues 48 novos veículos, sendo oito viaturas Renault Duster, 19 viaturas Chevrolet Spin, cinco viaturas Toyota SW4 2.7 e seis viaturas Yamaha XT 600r.

O chefe do Executivo anunciou, ainda, que as próximas ações contemplarão a GCM com a reforma e modernização da sede da Guarda e na aquisição de armamento curto, como revólveres e pistolas. Relembrou, porém, que é preciso cobrar do governo federal o endurecimento das Leis para combater a sensação de impunidade, que motiva o crime.

“As pessoas cobram muito sobre pequenos delitos, como os furtos de celulares e crimes menores, mas precisamos cobrar o Governo Federal para que faça revisão do código penal e código de processo. A GCM está equipada, vai prender e se não houver revisão, logo a Justiça vai soltar. Isso precisa mudar. Precisamos desse endurecimento para também equipar de forma indireta ainda mais os nossos GCMs, de forma a terem autoridade e a percepção de que o bandido não vai ficar impune, isso somada a todas as outras ações que são feitas na cidade”, pontuou o prefeito Paulo Serra.

Compartilhe

Comente

Leia também