Grande ABC gera quase 10 mil empregos formais em 2021

Dados do Ministério da Economia foram organizados em boletim regional pelo Consórcio ABC

O Grande ABC registrou saldo positivo no mês de abril de 2021, com a abertura de 1.175 postos formais de emprego, e soma 9.528 novos postos em 2021. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). As informações foram divulgadas pelo Ministério da Economia e organizadas pela Diretoria de Programas e Projetos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Considerando todos os resultados mensais desde abril de 2020, a região conseguiu recuperar numericamente os empregos formais perdidos com a pandemia, ainda que com resultados diferentes para cada setor da economia e perfil de trabalhadores e trabalhadoras.

Seguindo a tendência observada desde o início da pandemia, as movimentações de abril atingiram homens e mulheres de maneira diferente. No saldo por sexo, em abril, apesar de ambos os sexos apresentarem saldos positivos, o saldo das mulheres (+368) foi inferior à metade das vagas para os homens (+807).

Em relação às faixas etárias, o resultado foi positivo para os mais novos, com destaque para a abertura de 1.134 vagas para jovens entre 18 e 24 anos. Sobre o grau de instrução, destaca-se o saldo positivo para aqueles e aquelas com pelo menos o ensino médio completo (+1.683), com perdas de vínculos para quem tinha escolaridade mais baixa.

Apenas dois setores apresentaram saldo negativos no mês: Agropecuária (-1) e Comércio (-459). Já Indústria (+257), Construção Civil (+684) e Serviços (+730) apresentaram saldos positivos. No acumulado de abril de 2020 até abril de 2021, apenas a Construção (+3.747) e o Comércio (+299) registram saldos positivos.

“A retomada da geração de empregos na região é reflexo da gestão responsável dos nossos municípios e do potencial econômico do Grande ABC. Estamos nos preparando com parcerias efetivas para oferecer a oportunidade de formação para a nossa gente, entre elas a Escola de Governo e Desenvolvimento Regional do Grande ABC, desenvolvida pelo Consórcio ABC”, afirmou o presidente da entidade regional e prefeito de Santo André, Paulo Serra.

Compartilhe

Comente

Leia também