O prefeito de Ribeirão Pires, Kiko Teixeira, junto aos prefeitos das demais cidades do Grande ABC e da capital paulista se reuniram última quarta-feira (13), com o governador João Dória, no Palácio dos Bandeirantes, para solicitar recursos ao Estado, por meio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O foco estava em demandas relacionadas ao forte temporal que atingiu a região esta semana.
A cidade de Ribeirão Pires solicitou verba para a construção de muros para a contenção de encostas, obras de drenagem e para equipar profissionais da Defesa Civil Municipal. “A reunião dessa manhã foi produtiva e recebemos o apoio do governador Dória nas ações emergenciais. Nossas cidades, especialmente Ribeirão Pires, onde foi registrado o maior índice pluviométrico, ainda estão se recuperando do impacto da forte chuva. Priorizamos nesse momento a segurança e o bem-estar dos moradores. Os recursos solicitados serão destinados à intervenções necessárias à prevenção de novas ocorrências e ao suporte emergencial das pessoas mais afetadas”, avaliou o prefeito Kiko.
O governador João Dória anunciou após a reunião com os prefeitos a liberação de recursos para a construção do Piscinão Jaboticabal, que deve ser o maior do Estado, instalado entre São Caetano, São Bernardo e São Paulo, na problemática região do Ribeirão dos Couros. O custo de implantação é estimado em R$ 392,8 milhões, beneficiando cerca de 930 mil habitantes da região. O reservatório terá capacidade para receber 1.000 metros cúbicos de água.
“Vamos buscar, com o apoio do Governo Federal, investimentos para a execução desta obra. O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, deve avaliar a disponibilidade. Se tiver dificuldade, vamos complementar com a solicitação de financiamentos internacionais. Essa á uma obra de médio a longo prazo”, disse Doria.
O governador ainda anunciou a liberação de R$ 20 milhões em recursos do Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento) para a construção de muros de arrimo e desassoreamento imediato de córregos no Grande ABC, além de recursos via Banco do Povo, por meio de microcrédito, para pequenos comerciantes que sofreram prejuízos em seus estabelecimentos.
Além de Kiko e Dória, participaram da reunião o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido; o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy; o secretário-chefe da Casa Civil Militar e Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel PM Niakas, além do prefeito de Santo André e presidente do Consórcio ABC, Paulo Serra e os prefeitos de São Bernardo, Orlando Morando, Diadema, Lauro Michels, Mauá, Atila Jacomussi, e Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão. Por motivos de saúde, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, foi representado pelo vice-prefeito Beto Vidoski.