O governador Alberto Goldman participou nesta quinta-feira, 4, da abertura das três propostas(http://www.saopaulo.sp.gov.br/usr/share/documents/199.pdf) de licitantes à concessão dos Trechos Sul e Leste do Rodoanel. O Consórcio SPMar apresentou as menores tarifas de pedágio: R$ 2,1991 para o Trecho Sul e R$ 1,6493 para o Trecho Leste, deságio de 63,3% sobre as tarifas teto estipuladas em edital (R$ 6,00 e R$ 4,50 respectivamente). A empresa vencedora ficará responsável pela construção do Trecho Leste, um investimento de 4 bilhões de reais, a ser entregue em 36 meses. Será investido, ainda, um bilhão de reais no Trecho Sul.
A licitação teve como critério de julgamento a menor tarifa de pedágio. Nos próximos dias a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) fará a qualificação do Consórcio SPMar e somente após a aprovação haverá a confirmação da empresa como vencedora da licitação. Nessa etapa serão analisados os seguintes pontos, de acordo com os requisitos estipulados em edital: habilitação jurídica; qualificação técnica; regularidade fiscal; qualificação econômico-financeira; metodologia de execução e plano de negócios.
“(Hoje) é um dia importante porque nós estamos fazendo a maior licitação que já houve no Estado de São Paulo. E se eu não estiver errado, pelo menos até o momento, deve ser a maior licitação já feita no Brasil em termos de volume de investimentos, em termos de valor”, disse o governador Alberto Goldman após a divulgação dos resultados.
Caso a empresa seja inabilitada, serão analisados os documentos do licitante com a proposta tarifária classificada em segundo lugar, e assim sucessivamente.
A concessão dos Trechos Sul e Leste
O prazo de concessão é de 35 anos e, após esse período, os trechos voltam para a administração pública com todos os investimentos realizados;
a outorga da concessão no valor de 370 milhões de reais deverá ser paga dois dias antes da assinatura do contrato;
os usuários só pagarão tarifa de pedágio uma única vez em cada trecho (o mesmo modelo de cobrança adotado no Trecho Oeste);
o início da cobrança do pedágio só será feito após a conclusão do Programa Intensivo Inicial, conforme previsto no edital, a ser realizado em até 6 meses;
o Trecho Sul tem 61,4 quilômetros de extensão;
o Trecho Leste terá 43,5 quilômetros de extensão.
Rodoanel
O Rodoanel (SP-21) é uma obra fundamental para desafogar o intenso tráfego da região metropolitana, principalmente de caminhões. Com 170 km de extensão, ele redefine a plataforma logística rodoviária de radial para anelar, interligando 10 rodovias que chegam à capital do Estado: Fernão Dias, Dutra, Ayrton Senna, Anchieta, Imigrantes, Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castello Branco, Anhanguera e Bandeirantes.