Gestores e professores de Ribeirão Pires participam de planejamento escolar

Equipes debatem ações remotas e projetos para este segundo semestre, para todas as unidades da rede municipal

Gestores educadores das 33 escolas municipais de Ribeirão Pires realizam até amanhã, dia 19 de agosto, planejamento do segundo semestre do ano. A atividade, chamada de “parada técnica”, faz parte do calendário escolar da Prefeitura, promovida pela Secretaria de Educação do município. O objetivo da ação educacional é efetuar o alinhamento das metodologias de aprendizagem e revisão das práticas pedagógicas das equipes da rede municipal da cidade.

Devido a suspensão de aulas presenciais, cada unidade de ensino escolheu o modo de reunir os educadores. Estão sendo realizadas reuniões virtuais e presenciais, seguindo as normas sanitárias contra a transmissão do coronavírus.

Durante os encontros, estão sendo alinhadas as próximas metas, para este segundo semestre, do programa “Aprendendo em Casa”. Entre as ações estão: a implantação da nova plataforma digital que deverá ser lançada no final desse mês, disponibilizando conteúdos para aulas à distância.

Também estão sendo estabelecidas diretrizes do “Guiando as Unidades Escolares (Segue)”, que propõe a implementação do programa de apoio e intensificação das aprendizagens. Entre algumas ações que fazem parte do Segue estão: avaliações diagnósticas remotas para mapeamento dos alunos por níveis de aprendizagem, atividades individualizadas com estratégias diferenciadas e, para 2021, reforço de aulas no contra turno escolar.

Na Educação Infantil, também estão sendo discutidas ações pedagógicas temáticas e ainda o projeto “Criança Artista”, que propõe às unidades escolares realizarem com seus alunos durante o mês de setembro atividades envolvendo artes visuais, dança, música, teatro e artes integradas.

Sobre o “Aprendendo em Casa” – O programa foi implantado no início de abril desse ano como forma de manter as atividades pedagógicas, durante o período de combate ao coronavírus, por meios online aos cerca de 7.500 alunos das escolas municipais. Para viabilizar o programa, professores da rede municipal que estavam em período de recesso desde a suspensão das aulas presenciais, no dia 23/03, foram convocados a realizar o teletrabalho – home office.

Compartilhe

Comente

Leia também