GCM de Ribeirão Pires promove aperfeiçoamento de agentes

Aulas teóricas e práticas fazem parte da formação que inclui táticas motorizadas e uso de armamento não letal

A Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires realizou nesta semana (dias 20 e 21) treinamento com alguns profissionais da equipe de choque e também da Romu – Ronda Ostensiva Municipal Urbana. O curso abordou técnicas de choque motorizado, focado principalmente no desmonte de aglomerações, e também na operação de equipamentos e tecnologias não letais.

“Os agentes estão sempre em constante treinamento e aperfeiçoamento. Utilizamos equipamentos que precisam ser operados por profissionais capacitados, todos aptos para desempenhar a função de dissipar aglomerações irregulares e situações onde é necessário que a equipe de choque esteja a favor da população”, explicou o comandante da GCM, Sandro Torres.

Parte das aulas aconteceu no Centro de Formação, localizado na própria sede da GCM, onde os agentes receberam treinamento teórico. Já a parte prática foi realizada em mata fechada, na região da Capela do Pilar, com a utilização de bombas de efeito moral e gás de pimenta.

Novos equipamentos

No começo desse mês, a GCM recebeu mais de 400 equipamentos de objetivo não-letal voltados para os enfrentamentos de choque – ações de reintegração de posse, brigas generalizadas, eventos esportivos, festas clandestinas e outras situações que é necessário dissipar grandes aglomerações de forma rápida e tática.

Entre os itens adquiridos pela municipalidade estão: 10 granadas de efeito moral; 30 projéteis lacrimogênios de longo alcance e mais 30 de médio alcance; 120 unidades de munição de elastômero; 200 unidades de spray portátil de pimenta em espuma; cinco unidades de spray para grandes aglomerações; e 10 granadas de pimenta.

Compartilhe

Comente

Leia também