Ação aconteceu em Suzano e abordou protocolos importantes no combate à violência contra as mulheres
Quinze agentes da Guarda Civil de Ribeirão Pires participaram nesta quinta, dia 30, em Suzano, do curso de capacitação sobre a Lei Maria da Penha. A ação teve como objetivo atualizar protocolos e procedimentos a serem adotados em ocorrências.
O curso foi coordenado pela GCM de Suzano e abordou temas como: Aspectos Legais da Lei 11.340/2006, inovações, importância da patrulha, procedimentos padrões, fluxograma de atendimento, identidade de gênero, medidas protetivas e dados estatísticos. Além disso, os guardas acompanharam atendimentos, ocorrências e atividades de campo.
Para o comandante da GCM da Estância, Aparecido do Carmo Meira, o curso é de extrema importância para fortalecer a atuação da equipe especializada. ’’Hoje vemos que as taxas de feminicídio estão em uma crescente no país, e capacitar nossos agentes a fim de termos uma equipe especializada na defesa das mulheres em Ribeirão Pires trará uma segurança maior e mais agilidade na resolução dos casos”, observou.
Desde agosto de 2021, a Guarda Municipal de Ribeirão Pires possui a Patrulha Maria da Penha, com uma equipe de agentes que atuam no combate à violência contra a mulher.
Aplicativo ANA – A GCM da Estância também possui o aplicativo Ana, que garante agilidade no atendimento em caso de emergência. O app é destinado às mulheres que possuem Medida Protetiva no âmbito da Lei Maria da Penha. A interessada, pode se cadastrar diretamente na sede da Guarda Municipal, onde receberá acesso ao aplicativo. Quando importunada, basta dar um click que a corporação será avisada e prestará apoio imediatamente.
15 agentes estiveram presentes no curso de capacitação da Lei Maria da Penha