GCM conclui capacitação para operação de drones e fortalece ações estratégicas de segurança

Primeira turma de guardas conclui formação especializada, reforçando ações estratégicas de monitoramento e a fiscalização da corporação

A Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires participou de cursos de capacitação para operação de drones. O Curso de Operação dos Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS), realizado em São Paulo e ministrado pela Guarda Civil Metropolitana por meio da Divisão de Tecnologias Geoespaciais (DTG/DRONEPOL), habilitou os profissionais para atuar em ações estratégicas com o equipamento. Nesta primeira turma, dois guardas foram formados e outros três devem receber a capacitação ainda em dezembro.

O curso inclui noções de legislação específica, protocolos de segurança de voo, análise de risco, planejamento de missões, técnicas de pilotagem, leitura de cenários e uso estratégico das imagens captadas. A capacitação prepara os profissionais para apoiar operações de monitoramento, patrulhamento preventivo, fiscalização, ocorrências emergenciais e outras ações integradas.

“Os drones elevam o padrão das nossas operações. Com essa tecnologia, a Guarda Civil Municipal ganha mais alcance, precisão, capacidade de resposta e eficiência na estratégia das ações do efetivo”, destacou o secretário de segurança, mobilidade e defesa civil, Arlei Capoccio.

O trabalho com drones também integra as ações do Grupo de Fiscalização Integrada (GFI), formado por equipes da Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Habitação, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Ministério Público do Estado de São Paulo. As operações incluem vistorias, monitoramento e mapeamento na Represa Billings, fortalecendo a fiscalização ambiental. O uso da tecnologia também contribui para coibir invasões e loteamentos irregulares, permitindo identificar e acompanhar áreas de ocupação ilegal com mais precisão.

A Prefeitura recebeu do Consórcio Intermunicipal Grande ABC um novo drone do modelo DJI Mavic 3T que conta com câmeras térmicas e zoom híbrido de até 56 vezes, possibilitando observação aérea detalhada e apoio em operações noturnas.

Na primeira turma, dois GCMs de Ribeirão Pires receberam a formação

Compartilhe

Comente

Leia também