Gato medroso: O que fazer e como ajudá-lo

Gato medroso: O que fazer e como ajudá-lo

Por que meu gato é medroso?

São muitos motivos que tornam um gato medroso. Portanto, pesquisar a fundo o passado e acontecimentos que marcaram o bichano pode ser o primeiro passo para descobrir o que está por trás dessa introspecção.

Caso se pergunte “por que meu gato é muito medroso?”, saiba que algumas vezes esse medo se dá por maus tratos enquanto filhote ou por causa de outros pets dentro da casa, e também por falta de apresentação a pessoas e sons novos.

Uma das principais razões que deixam felinos assim é a falta de exposição e estímulo enquanto filhote. Por esse motivo, é de extrema importância que, enquanto pequeno, mantenha bastante contato com conhecidos, desconhecidos e com outros pets da casa.

Quanto mais convívio ele tiver, mais normalizada vai ser a exposição dele com o externo. Além disso, restringir o acesso do gato somente aos donos o torna inseguro, ansioso e sem confiança.

Meu gato adulto tem medo de gente

Além disso, se seu amigo tem medo de pessoas, mesmo os conhecidos que fazem visitas de vez em quando, é possível estimular a convivência entre ambos. Para isso, sempre que algum amigo te visitar, peça para que ele chame o pet e deixe petiscos em lugares que o gato frequenta.

Dessa forma, o gatinho conhece o novo cheiro e passa a ficar curioso. Sempre que um amigo fizer isso, esse não será mais um bicho de sete cabeças para o felino, e sim uma novidade de interesse. Afinal, um desconhecido trouxe ração e não se aproximou dele de maneira brusca, na visão do felino.

Cuidado para não forçar estímulos

Cada pet tem um tempo para se adequar às novidades. Portanto, é importante treiná-lo aos poucos, senão, com novidades demais, o gato pode se tornar ainda mais medroso, e você vai questionar: “Meu gato tem medo de mim?”, devido à desconfiança dele.

Compartilhe

Comente

Leia também