Gatas: “Fechar a fábrica”

Por Eliana Maciel de Goés – Médica Veterinária

A palavra castração dá arrepios em algumas pessoas, mas ela traz mais vantagens aos bichanos do que se pode imaginar. O felino castrado tende a ficar mais tranquilo e caseiro, além de evitar ninhadas indesejadas e, consequentemente, mais gatinhos abandonados. E quem tem gatos, ou melhor, gatas, bem sabe quão frequentes são as ninhadas e o problema que é conseguir novos lares para os filhotes.

Castração traz diversas vantagens aos gatos

Se a preocupação é o sofrimento do animal pela falta de sexo, saiba que a única função do ato sexual para os animais é perpetuar a espécie, tanto que a fêmea só permite o acasalamento quando está no cio.

Na castração se retiram os ovários e o útero da fêmea e os testículos do macho. A cirurgia é feita sob anestesia geral e o animal não sente dor, porém é um procedimento cirúrgico que, como qualquer outro, envolve algum risco para o paciente. O pós-operatório requer alguns cuidados como evitar que a fêmea retire os pontos, mas nada que não possa ser controlado.

Alguns gatos podem aumentar de peso após a cirurgia, mas isto também se deve a outros fatores como alimentação e sedentarismo, pois o gato já é naturalmente preguiçoso e sedentário.

Não é necessário o animal ter uma cria antes da castração, pelo contrário, a idade ideal é antes do primeiro cio, por volta dos 4-5 meses, assim que a vacinação estiver completa.

Vantagens para os machos:

. Param de urinar em todo lugar (marcação de território);

. Diminui o odor da urina;

. Cessam as saídas noturnas para ir atrás de fêmeas no cio;

. Param as brigas com outros animais;

. Param de miar durante a noite.

Vantagens para as fêmeas:

. Não têm mais cio e assim deixam de miar durante a madrugada para atrair gatos;

. A castração previne o câncer de mama;

. Previne as doenças do aparelho reprodutivo;

. Evita ninhadas indesejadas e, em consequência, o abandono dos filhotes.

Compartilhe

Comente

Leia também