Gabriel Maranhão participa de seminário sobre indústrias de RP e RGS

Nesta quinta-feira (25) foi realizado no Teatro Municipal Primeira-Dama Zulmira Jardim Teixeira, em Rio Grande da Serra, o segundo e último dia do seminário “Perspectivas e Desafios das Indústrias de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra”, realizado através de parceria das Prefeituras de ambos os municípios com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, com participação de representantes de empresas e acadêmicos da região. O Prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, participou do seminário:“Este evento é de extrema importância para nosso Município. Agradeço a participação de todos que aqui estão e especialmente aos representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Recentemente, pudemos contribuir com eles no processo que reverteu a decisão de encerramento das atividades da Dura Automotive, o que foi certamente uma grande conquista para todos nós. E a partir deste feito, desenvolvemos diversos projetos que vão atrair muitas novas empresas para se instalarem em nossa Cidade.”, disse Gabriel Maranhão.

Já na primeira parte do seminário, Warley Soares, do DIEESE, apresentou dados estatísticos e um balanço da situação das duas cidades, com números e gráficos acerca de faixa etária, emprego e desemprego, crescimento industrial etc. Em seguida, Sandra Malvese, Secretária de Obras e Planejamento de Rio Grande da Serra, fez uma explanação acerca de áreas mananciais, em que foram abordados temas como a proteção e legislação dos mananciais, processos de licenciamento e zoneamento industriais, entre outros.

Luiz Gross apresentou a análise SWOT de Rio Grande, realizada pela Faculdade de Ribeirão Pires, mostrando os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, de fatores internos e externos do município.

Num segundo momento do evento, foi composta uma mesa solene, com a participação de Anapatricia Morales, da Universidade Federal do ABC, que mediou os trabalhos, Marcos Lourenço (Marquinho), do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Milton Martins, da Dura Automotive, Paulo Braga, da ABIMAQ, e Carlos Eduardo, Secretário de Finanças de Rio Grande da Serra.

Foram abordados pelos integrantes da mesa temas diversos, entre eles política industrial, incentivos fiscais e atração de novos investimentos, a vocação turística do Município, a potencialidade da mão-de-obra jovem e sua qualificação profissional, além da necessidade da formação de um condomínio industrial visando fomentar a geração de emprego. Por fim, o público teve a oportunidade de comentar e sanar dúvidas através de perguntas aos componentes da mesa.

Compartilhe

Comente

Leia também