Na noite da última quarta (06), aconteceu a Assembleia Geral sobre Regularização Fundiária e Recadastramento Imobiliário em Rio Grande da Serra. O evento foi realizado no Anfiteatro Primeira-Dama Zulmira Jardim Teixeira, no centro do Município, e contou com a presença de munícipes e autoridades da região.
O Secretário de Finanças, Carlos Eduardo Alves da Silva, explanou a respeito do Recadastramento Imobiliário, que servirá para atualizar e regulamentar todos os imóveis do Município: residenciais, comerciais e industriais. A ação, segundo ele, é uma grande necessidade, tendo em vista que a ultima atualização aconteceu há 16 anos, no governo do então prefeito Ramon Velasquez.
Foi apresentada, ainda, a empresa responsável por mapear e levantar dados relativos aos imóveis, a DRZ, especializada em geotecnologia e consultoria. Foi realizado pela empresa o mapeamento através de imagens obtidas via satélite e por drones (aerolevantamento), além do uso de outras técnicas que possibilitam, com grande precisão, as medições necessárias para realizar a atualização de cada imóvel do Município.
Também foi mostrado o novo sistema de gerenciamento do cadastro de imóveis de Rio Grande da Serra, um aplicativo de computador que será administrado pela Secretaria de Finanças e que facilitará para a Prefeitura e principalmente para os munícipes, que através de um site poderão realizar e acompanhar as regulamentações dos seus imóveis.
Para encerrar o evento, houve a palestra do Dr. Luc da Costa Ribeiro, Tabelião de Registro de Imóveis de Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. Ele ensinou ao público a respeito de como realizar a regularização fundiária de suas propriedades e explicou em detalhes sobre legislação e documentação e valores necessários para a regulamentação legal dos imóveis.
O Prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, esteve no evento, e falou ao público: “A Prefeitura, em conjunto com o cartório, poderes legislativo e judiciário, vai se empenhar muito para fazermos as atualizações, que são muito importantes para acompanhar o crescimento e desenvolvimento que nossa Cidade teve nos últimos anos”, afirmou.
“Este é somente o primeiro passo dos que daremos para que muitos imóveis da nossa cidade possam sair da informalidade, e que os proprietários possam ter um respaldo legal sobre seus bens, o que facilita, entre outros aspectos, eventuais negociações dos imóveis. Se estiver irregular, além de desvalorizar, fica inviabilizada a compra do imóvel através de financiamento, por exemplo.”, concluiu o Prefeito.
Estiveram presentes, além do Prefeito, a vice-prefeita, Prof.ª Marilza, os Secretários Municipais, Vereadores, a Tabeliã do Registro Civil e Tabelião de Notas de Rio Grande da Serra, Maria Cristina Louchard de Góes, além da presença do ex-prefeito do Município, Ramon Velasquez e de alguns pastores que compareceram para representar e comunidade evangélica da região.