À frente da APRAESPI, Lair incentiva Luta da Pessoa com Deficiência

O próximo dia 21 de setembro, quinta-feira que vem, não marca apenas o fim do inverno e o início da primavera, mas também o Dia Nacional da Luta da Pessoa Portadora de Deficiência. Oficializado via Lei Federal ( 11.133/2005), a data visa dar destaque aos esforços sociais em prol de pessoas com mobilidade reduzida, dificuldades motoras ou intelectuais.

Saiba como ajudar a APRAESPI no site www.apraespi.com.br

Há anos Ribeirão Pires é referência no cuidado da pessoa com deficiência por conta do trabalho realizado pela APRAESPI (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência de Ribeirão Pires), o maior centro de reabilitação da região. Segundo reconhecido pela própria entidade, são quase 50 anos de atuação com seis unidades e mais de 2 mil famílias atendidas com saúde e educação de qualidade. “Um enorme e moderno centro que recebe bebês, crianças, idosos, famílias. Que educa ao mesmo tempo em que cuida da saúde. Que orienta ao mesmo tempo em que une a comunidade. Essa é a APRAESPI”.

Para Lair Moura, superintendente da Associação e militante na luta pela defesa da cidadania da pessoa com deficiência, é graças ao esforço da APRAESPI e de muitas outras instituições espalhadas pelo Brasil, que “o nível de qualidade de vida das pessoas com deficiência melhorou em todos os aspectos nas últimas décadas. Se formos lembrar, alguns anos atrás ainda era comum as pessoas dizerem absurdos como ‘os deficientes não podem sair de casa’”.

Lair defende que as pessoas com deficiência tenham acesso mais amplo ao mercado de trabalho, inclusão social e políticas públicas específicas. O que falta, segundo ela, “é que os governantes sejam mais coerentes com os investimentos aplicados ao atendimento dessas pessoas. Os valores dos convênios para financiar saúde e educação ou estão congelados ou estão muito abaixo do necessário.”

Neste dia de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, Lair espera que a população se conscientize e se torne agente propagadora de ações que incentivem o respeito e o cuidado com aqueles que precisam de atenção constante. Além disso, a superintendente espera que o Poder Público se comprometa com o cuidado dessas pessoas especiais, investindo em saúde, educação e especialmente inclusão.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), exatos 45.606.049 brasileiros possui algum tipo de deficiência. Esse número representam incríveis 24% da população. Ou seja, uma a cada quatro pessoas sofrem de alguma dificuldade corporal, e depende em certo grau da ajuda de outra pessoa.

Neste 21 de setembro, no Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, todos podem fazer a diferença, seja ajudando um portador de mobilidade reduzida, realizando doações para entidades de assistência ou propagando o respeito e a atenção à todos.

Compartilhe

Comente

Leia também