Fotografia feita em Ribeirão Pires ganha maior prêmio mundial de fotojornalismo

Imagem do primeiro abraço em uma instituição de longa permanência da cidade, de autoria do dinamarquês Mads Nissen, vence concurso internacional

Uma imagem captada na Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) Viva Bem a Idade que Tem, de Ribeirão Pires, foi eleita a melhor do ano no concurso internacional Word Press Photo – um dos mais importantes do mundo. A foto, de autoria do dinamarquês Mads Nissen, registrou, em agosto de 2020, o primeiro abraço entre uma idosa e sua cuidadora após cinco meses do início da pandemia do coronavírus, permitido pela instalação da chamada “Cortina do Abraço”.

A fotografia foi publicada no jornal Politiken, da Dinamarca, em 28 de agosto de 2020. Além de ser eleita a melhor foto do ano, a imagem, intitulada “The First Embrace” (O Primeiro Abraço), também ganhou o primeiro lugar na categoria de Notícias Gerais. Na imagem, Rosa Luzia Lunardi, 85 anos, abraça a enfermeira Adriana Silva da Costa Souza.

Desde agosto do último ano, o fotógrafo Mads Nissen mantém contato com a instituição Viva Bem. A equipe foi informada pelo dinamarquês sobre as etapas do concurso e, inclusive, acompanhou ao vivo a votação da etapa final da premiação. “Ficamos muito felizes. Estamos transbordando de alegria. Diante de tanta tristeza pela pandemia, é muito bom ver uma iniciativa que deu certo e rendeu bons frutos”, disse a coordenadora da entidade e assistente social, Elza Gordo Martins.

Os juízes do concurso promovido pela Word Press Photo avaliaram mais de 74 mil imagens de 4.315 fotógrafos para a seleção dos vencedores em oito diferentes categorias.

O programa dominical Fantástico da Rede Globo publicou matéria em destaque sobre a foto. Clique no link e veja o vídeo: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2021/04/18/fotografia-feita-em-ribeirao-pires-sp-ganha-maior-premio-mundial-de-fotojornalismo-veja.ghtml

Compartilhe

Comente

Leia também