Fórum Municipal de Educação discute os saberes indígenas e equidade

Encontro contou com a presença da Cacica Jaqueline, Pataxó Hã Hã Hãe

Ribeirão Pires realizou, na última sexta-feira (16) mais uma reunião do Fórum Municipal de Educação, que discutiu o tema “Educação e Povos Indígenas: Saberes Ancestrais e Políticas Públicas para a Equidade”, com a presença da Cacica Jaqueline, liderança da etnia Pataxó Hã Hã Hãe, que vive em contexto urbano em Ribeirão Pires. Ela contou sua história com a cidade, o reconhecimento do seu povo e os desafios enfrentados nessa trajetória.

O encontro também abordou os desafios e a importância de uma educação que respeite e integre os saberes ancestrais. Com a participação de profissionais da Educação, integrantes do Fórum e membros da sociedade civil, as reuniões buscam reafirmar o compromisso com a construção de uma educação mais inclusiva, plural e conectada às realidades e histórias que compõem nosso país, refletidas no contexto de Ribeirão Pires.

Tendo retomado suas atividades em 2024, o Fórum Municipal conta com debates, acompanhamentos, avaliações, entre outras demandas referentes ao Plano Municipal de Educação do decênio 2015-2025, que também obedece a lei municipal nº 5.995, de 30 de junho de 2015.

Reunião do Fórum Municipal de Educação com a Cacica Jaqueline (esq.)

Compartilhe

Comente

Leia também