Formações abrem novas perspectivas profissionais para moradores da Estância

Aulas gratuitas oferecidas pela Secretaria de Educação Municipal, com o apoio de parceiros, estimulam empreendedorismo e ampliam oportunidades para o mercado

A Secretaria de Educação de Ribeirão Pires segue fortalecendo as ações voltadas à formação profissional, com o apoio de parceiros renomados. As qualificações, de curta duração e com certificação, estão abrindo novas perspectivas para pessoas como Artur dos Santos Teixeira, 32 anos. Pai de 4 filhos, o morador ingressou neste ano na Frente de Trabalho da Prefeitura e organiza seu dia em três períodos: pela manhã, aulas do curso de elétrica (SENAI/Sebrae); de tarde, serviços de zeladoria pela ZEMA; e de noite o curso de pintura (SENAI).

“Tá corrido, mas vai valer a pena”, avalia Artur. “Está sendo gratificante. Já trabalhei na área de pintura, mas a gente aprende mais na parte teórica. São cursos bacanas que ajudam a entrar no mercado, em empresas melhores. Ou até mesmo trabalhar por conta, que é onde quero ingressar e futuramente ter o retorno”, contou.

Os cursos de formação profissional oferecidos gratuitamente pela Secretaria de Educação de Ribeirão Pires contam com importantes parceiros: Sebrae, SENAI e Senac. A partir do 2° semestre deste ano, ainda seguindo protocolos de prevenção ao coronavírus, as aulas presenciais de qualificação foram retomadas, com apoio do Fundo Social de Solidariedade (sede do Centro de Formação Professor Paulo Freire), SEJEL (CEU Quarta Divisão – Nova SEJEL), e Assistência Social (CRAS).

“Já ofertamos mais de 20 cursos em diferentes áreas, como construção civil, beleza, costura e mídias digitais. Estamos somando forças para retomar a formação dos moradores, levando as aulas para polos afastados do Centro, ampliando o acesso ao estudo, à qualificação. Temos depoimentos fortes, histórias de superação que nos inspiram e nos mostram que a Educação e o conhecimento abrem portas para um futuro de melhores possibilidades”, afirmou a secretária de Educação, Rosi Ribeiro de Marco.

Até o final do ano, há turmas de formação em andamento, com aulas no Centro de Formação Professor Paulo Freire, CRAS Jardim Caçula, CEU da Quarta Divisão, E.M. Prof. Sebastião Vayego de Carvalho e E.M. Prof. Valberto Fusari. Todos os alunos que cumprem a carga horária recebem certificação.

Moradores de Ribeirão Pires ampliam oportunidades profissionais em cursos de formação gratuitos da Secretaria de Educação

Formações profissionalizantes do SENAI, Senac e Sebrae, em parceria com a Educação, preparam alunos na teoria e na prática

Compartilhe

Comente

Leia também