Formação com professores de Ribeirão desvenda vida e obra de Ariano Suassuna

Ação é conduzida pela orientação educacional e estimula educadores a criar atividades em sala de aula

Histórias, anedotas, iluminuras e muitas risadas. Esse foi o clima de mais uma formação realizada pela orientação educacional da Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires com os professores da rede municipal, e que desvendou um pouco mais da vida e da obra do escritor Ariano Suassuna, grande homenageado da terceira edição da FLIRP (Feira Literária de Ribeirão Pires).

Conduzida pela orientadora Tatiane Ribeiro e pelo professor Emerson Ribeiro, a atividade percorreu a biografia do escritor nordestino, do seu nascimento até quando começou a realizar as aulas-espetáculo onde, com muito humor, declarava que a cultura brasileira não devia ser trocada pelos enlatados americanos e europeus.

Uma das ideias do curso, além de esclarecer as linhas escritas por Ariano, é de que os educadores possam levar exemplos de atividades passadas na formação para dentro da sala de aula, envolvendo também os estudantes da rede municipal. Essa foi o quarto encontro realizado pela Secretaria de Educação com os professores para tratar de Ariano Suassuna.

“Ariano se formou advogado, mas exerceu muito pouco a profissão. Com formação em filosofia, decidiu dar aulas da matéria para os estudantes da faculdade. As aulas fizeram tanto sucesso que alunos de outras matérias lotavam as aulas para acompanhar o conteúdo passado pelo escritor. Com muito humor e leveza, Ariano fincou uma bandeira de importância na região nordeste”, declarou durante o curso a orientadora Tatiane.

A fim de adentrar um pouco mais nas páginas das obras deixadas pelo escritor, as educadoras leram cartões, que simulavam publicações do Instagram e que continham fotos de Ariano para saber um pouco mais sobre o que escrevia o filósofo. “A tarefa de viver é dura, mas fascinante”, dizia um dos cards. Com frases singelas, diretas a até ácidas, essa parte da atividade arrancou suspiros, gargalhadas e muita reflexão.

A Administração Municipal tem realizado encontros com professores e coordenadores para debater Ariano Suassuna. A ideia é preparar e estimular os profissionais da educação para a participação da FLIRP, que homenageará o escritor nordestino. Além disso, a Secretaria de Educação também tem realizado atividades com os alunos da rede com intenção de apresentar Ariano e sua obra aos estudantes.

Professoras colaram cartões em um cartaz que simula a página de Ariano Suassuna em uma rede social

Leituras de trechos da obra do escritor tirou suspiros, gargalhadas e muita reflexão dos profissionais da educação

Compartilhe

Comente

Leia também