Forças táticas da GCM ganham novo grupamento

Prefeitura entregou na última sexta (14) nova Inspetoria de Choque e Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento da Guarda

O prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko – entregou na última sexta (14), a nova Inspetoria de Choque e Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento “GCM Vandeli Basílio da Silva” – localizada na Avenida Prefeito Valdírio Prisco, altura do bairro Panorama.

Com recursos próprios, o espaço foi revitalizado e estruturado para fortalecer o trabalho da Guarda Civil Municipal. O local abriga, a partir de agora, as forças táticas de segurança do município:  Canil da GCM, ROTAM (motos) e ROMU. A nova Inspetoria de Choque e Centro de Treinamento conta com salas de instrução e ensino; auditório; área para treinamento de defesa pessoal; quadra esportiva para treinos e integração entre os integrantes da GCM; vestiários e sanitários masculino e feminino; canil; e estacionamento.

“Entregamos à nossa Guarda Municipal mais uma conquista, honrando o trabalho que esses profissionais realizam em nossa cidade. Desde 2017, investimos na modernização de equipamentos e armas, na compra de novas viaturas, na valorização dos GCMs. O resultado disso e do empenho dessa equipe é a queda dos índices de criminalidade, que colocaram Ribeirão Pires entre as 30 cidades mais seguras do País”, afirmou o prefeito Kiko.

Também participaram da cerimônia de inauguração da Inspetoria o vice-prefeito da cidade, Gabriel Roncon; o secretário de Segurança Urbana, Coronel José Luis Navarro; o Coronel Avivaldi, juiz militar do Tribunal da Justiça do Estado; o Coronel Hélio, Comandante do Batalhão da Polícia Militar do Grande ABC; o Capitão Silvano, Comandante da PM de Ribeirão Pires; o Tenente Hélio, Comandante do Corpo de Bombeiros da cidade; Sandro Torres, comandante da GCM de Ribeirão Pires; entre outras autoridades.

Durante a cerimônia, o Canil Municipal também ganhou dois novos cães: uma pastora alemã chamada Pandora e um pastor-belga malinois chamado Spartacus. A doação foi feita por Ivan Oliveira, que é Policial Militar, e Robin Jiun, empresário da cidade.

Investimentos em Segurança – Desde 2017, a Prefeitura está investindo na segurança da cidade. Neste período, Ribeirão Pires ganhou uma nova central de videomonitoramento; nova sede da Secretaria de Segurança Urbana; novas bases da GCM no calçadão da região central, funcionando 24 horas ao lado do Terminal Rodoviário; além de nova base na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ouro Fino, atendendo diretamente o bairro.

Foram entregues dois novos veículos, modelo Hilux, equipados para uso da ROMU, unidade de policiamento de choque da corporação; e novo veículo Duster, doação da empresa CBC – Companhia Brasileira de Cartuchos.

A Prefeitura garantiu a valorização das ações da Guarda Civil Municipal por meio da efetivação dos profissionais promovidos que participaram de curso de preparação para Classe Distinta. Seguindo o estatuto estabelecido por Lei Municipal, foram contemplados na progressão de carreira, com ganho salarial, GCMs admitidos até 2008 (1ª Classe), entre 2009 e 2010 (2ª Classe), e após 2010 (3ª Classe).

Em junho deste ano, a Prefeitura entregou novos equipamentos para a GCM. Foram 80 novas pistolas 9mm; seis carabinas CTT; 35 mil munições 9mm; três espingardas calibre 12; 183 novos coletes balísticos; e dois escudos balísticos.

Também houve troca de todo o sistema de radiocomunicação da Guarda Civil Municipal (sistema digital) com a compra de nova estação repetidora digital; estações de base fixas digitais; estações de bases móveis digitais; estações portáteis básicas digitais; microfones remotos para estações portáteis; estações portáteis básicas com visor.

O Canil da Guarda Civil Municipal também foi beneficiado com as novas aquisições. Foram entregues novos equipamentos para treino e condução dos cães, entre elas novas guias, coleiras táticas e peitoral de proteção. Além disso, durante a cerimônia, foi entregue o Certificado de Curso de Operador Cinotécnico (Canil).

Outras aquisições feitas pela Prefeitura e entregues aos Guardas Municipais foram: novos capacetes de proteção individual para o efetivo ROTAM (motos); mobiliário com roupeiros, arquivos, armários e projetor multimídia de teto.

Sobre o GCM Vandeli Basílio da Silva – Homenageado com o nome da nova Inspetoria, o Guarda Civil Municipal Vandeli Basílio da Silva ingressou na corporação municipal em 1990, prestando diversos serviços relevantes à instituição e à cidade. Durante toda sua carreira, foi reconhecido e elogiado por diversos profissionais. Desempenhou função no patrulhamento motorizado, fiscalização de trânsito, ronda escolar, patrulhamento ambiental, dentre outras funções. Foram mais de 29 anos na carreira.

Vandeli Basílio da Silva morreu em um acidente de trânsito em 2019.

Compartilhe

Comente

Leia também