Flores do Manacá-da-Serra embelezam e chamam a atenção na Estância

Época de floração da espécie termina no mês de abril

A época de florescimento dos Manacás-da-Serra em Ribeirão Pires tem chamado a atenção de moradores e visitantes da cidade. Exatamente no verão e início do outono, as árvores florescem e chamam bastante atenção das pessoas por suas flores lilás, rosas e brancas que podem ser vistas mesmo de longe.

“O manacá-da-serra é uma espécie nativa da mata atlântica, ele ocorre desde o estado de Minas Gerais e vai até Santa Catarina, especialmente em regiões mais altas, por isso o nome manacá-da-serra, que está associado a regiões de altitude”, explicou o biólogo da prefeitura, Renato Abbade Silva.

A espécie é conhecida por ter flores de diferentes cores. Às vezes, é possível que haja até mesmo mais de um cor na mesma árvore. Além disso, o manacá é uma espécie pioneira, ou seja, se desenvolve com certa facilidade até mesmo em áreas degradadas.

Um dos motivos da árvore ser tão comum em nossa região, além da questão da altitude, é a forma com que sua semente é espalhada. “As sementes dos manacás-da-serra são dispersadas pelo vento, assim facilitando muito a sua ocorrência em diversos lugares”, explicou o biólogo.

Além da beleza, as flores do manacá-da-serra chamam atenção por florescerem justamente no período em que, segundo a tradição cristã, acontece a quaresma (entre a quarta-feira de cinzas até o domingo de páscoa), cuja cor simbólica é justamente o roxo, muito próxima do lilás, e simbolizando o luto e penitência.

“A questão das flores é o que chama atenção nesta época do ano, a floração dela ocorre de dezembro à março, já estamos na reta final. Posteriormente de março a maio vem os frutos que carregam as sementes, sendo assim, a época de reprodução desta árvore”, finalizou.

A árvore típica da região é conhecida pela suas belas flores que encantam munícipes e turistas na Estância

Compartilhe

Comente

Leia também