FLIRP 2023 traz autora de biografia de Clarice Lispector, Teresa Montero

Escritora apresenta os 56 anos da vida de Clarice na mesa ‘À procura da própria coisa’

No dia 28 de outubro, às 11h, acontece no Palco Clarice ( Rua Felipe Sabbag) da FLIRP 2023 – Feira Literária de Ribeirão Pires, a mesa ‘A procura da própria coisa’. Com mediação de Reynaldo Bessa, o evento traz Teresa Montero, escritora da biografia de Clarice Lispector, autora homenageada da Feira, para apresentar em bate-papo, três décadas de pesquisas em um material inédito de natureza documental e iconográfica, além de raridades das origens de Clarice.

A FLIRP, que reunirá mais de 20 autores convidados, como Beth Goulart, Itamar Vieira Jr, Rodrigo Lacerda e Svitlana Krivoruchko, além de editoras renomadas como Brasiliense, Global, Intrínseca e Rocco, também traz Teresa Montero.

Professora, atriz, mestre e doutora em Letras pela PUC-Rio. Teresa é autora de “À procura da própria coisa. Uma biografia de Clarice Lispector” (Rocco, 2021) e “O Rio de Clarice – passeio afetivo pela cidade” (Autêntica, 2018), além de organizadora de obras de Clarice Lispector para a editora Rocco, idealizadora e guia dos passeios ‘O Rio de Clarice’.

Teresa, que conheceu a literatura clariceana com 15 anos, conta sobre o impacto que a romancista teve em sua trajetória. “Ela é um divisor de águas na minha vida. E na faculdade de Letras fui me encantando e lendo a sua obra. Ter assistido ao show de Maria Bethânia, ‘Estranha forma de Vida’, em 1981, e vê-la declamando um texto de Clarice, ajudou muito para o encanto se completar. E fiquei muito curiosa em saber mais sobre a sua vida. Como existia uma mulher que pudesse escrever daquele jeito? Ingressei no mestrado em literatura brasileira na PUC-Rio em 1992 porque já estava fazendo a pesquisa da biografia desde 1990, assim minha dissertação de mestrado foi a sua biografia”.

A escritora convidada participará da mesa ‘A procura da própria coisa’ na feira da Estância. Em uma apresentação em formato multimídia, Teresa traz uma visão pessoal do universo clariceano, “Em tempos de guerra, vou mostrar que Clarice sempre pregou a PAZ”, comenta a autora.

“Escrever a biografia de Clarice foi uma viagem existencial. Permitiu-me conhecer a história do Brasil, os fatos mais significativos daquela época, além de permitir o resgate de material inédito sobre sua vida e obra. Estou feliz em conhecer Ribeirão Pires e saber que Oswald de Andrade, outro grande escritor, viveu na cidade”, completa Teresa.

FLIRP 2023 – marcada para os dias 28 e 29 de outubro, das 9h às 18h30, nas ruas do Centro de Ribeirão Pires – Felipe Sabbag, Domingos Morgado, Leonardo Meca e o Paço Municipal, a Feira Literária da cidade será dedicada a um dos principais nomes da literatura brasileira, a autora e romancista Clarice Lispector. O evento conta com mais de 30 editoras confirmadas, mesas de conversa e painéis, escritores convidados, programação cultural e gastronomia, além da participação de país convidado de honra, a Ucrânia, terra natal da homenageada.

Teresa Montero participará da mesa ‘A procura da própria coisa’, no dia 28 de outubro, às 11h, no Palco Clarice

FLIRP 2023 acontece nos dias 28 e 29 de outubro, das 8h30 às 19h, nas ruas Felipe Sabbag, Domingos Morgado, Leonardo Meca e o Paço Municipal

Compartilhe

Comente

Leia também