Fiscais da Prefeitura visitaram comércios nesta segunda (06)

Equipes da Prefeitura percorrem a cidade para acompanhar o 1º dia da retomada de atividades nesta etapa do Plano São Paulo

A Prefeitura de Ribeirão Pires reforçou nessa segunda-feira, 6/07, o trabalho das equipes de fiscalização para orientar o primeiro dia de reabertura gradativa de atividades comerciais e de serviços da Fase Amarela do Plano São Paulo. Neste momento, o foco principal é a orientação sobre as regras estabelecidas por meio do Decreto Municipal 7.021/2020, que segue as diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Wanessa Isídio, o setor de fiscalização de Posturas segue monitorando todas as atividades no município. “Nosso objetivo é de orientação para que que todas as regras de funcionamento do comércio sejam cumpridas no combate à pandemia”, explicou.

Nesta chamada “Fase de Controle – Amarela” foram ampliados os horários de atendimentos de escritórios (com agendamento prévio, das 9h às 15h), concessionárias de veículos (das 10h às 16h), atividades imobiliárias (com agendamento prévio, das 9h às 15h), comércios de rua (das 10h às 16h), shoppings e galerias (das 12h às 18h).

Nesta fase também estão permitidos atendimentos de bares e restaurantes (das 11h às 17h – e fora desse horário, permitida retirada no balcão e delivery) e salões de beleza (com agendamento prévio, das 12h às 18h)

Comerciantes devem respeitar os protocolos sanitários e de segurança estabelecidos no Plano São Paulo. Para cada tipo de atividade, há regras a serem seguidas, como disponibilização de álcool gel 70% nas entradas dos estabelecimentos; funcionamento de apenas 40% da capacidade do comércio; controle do acesso de pessoas dentro dos espaços – mantendo distanciamento social entre as pessoas de 1,5 metros; uso de máscaras por todos; entre outras medidas.

Atividades essenciais, como mercados, farmácias e postos de gasolina, seguem as regras anteriormente estabelecidas. Estão mantidas as normas determinadas pelo Decreto Municipal Nº 6.993/2020 e Decreto Municipal Nº 7.013/2020 em relação aos protocolos de higiene e segurança para atividades que têm autorização de abertura ao público.

Não estão autorizadas atividades abertas ao público em teatros e espaços culturais; salões de festa; espaços que gerem aglomerações.

O Governo do Estado atualizou os protocolos da Fase Amarela do Plano SP, medida anunciada em coletiva à imprensa na última sexta-feira (3/07). Academias poderão reabrir nesta etapa, seguindo também regras específicas. Nos próximos dias a Prefeitura de Ribeirão Pires publicará novo decreto com as especificações necessárias à reabertura deste tipo de atividade no município.

A Prefeitura publicou os protocolos completos para cada tipo de atividade, que devem ser seguidos pelos estabelecimentos – www.ribeiraopires.sp.gov.br.

Cabe frisar que segue vigente decreto estadual de quarentena, até 14 de julho. Especialistas da área da saúde recomendam o isolamento social, mesmo com o processo de reabertura gradativa da economia, como forma de controle da disseminação do coronavírus. A orientação é que as pessoas saiam de suas casas apenas quando necessário, sempre observando que o uso de máscara de proteção é obrigatório.

A população pode contribuir com o trabalho das equipes de fiscalização denunciando o descumprimento das medidas de segurança e de higiene pelo WhatsApp 9-7412-9601.

 

Compartilhe

Comente

Leia também