Semana de atividades gratuitas destaca artistas com deficiência e promove acessibilidade em diferentes pontos da cidade
De 20 a 27 de setembro, Ribeirão Pires recebe o Festival Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência, iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social. O evento integra a Semana Municipal “Sem Barreiras”, instituída pela Lei nº 6.685/2021, e acontece em diferentes locais da cidade, destacando-se por promover cultura, inclusão e acessibilidade. A programação coincide com o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, reforçando o compromisso do município com a valorização e visibilidade das pessoas com deficiência.
O Festival tem como objetivo dar destaque ao trabalho cultural de artistas com deficiência em diversas expressões – teatro, música, dança, literatura e outras – e ampliar a acessibilidade comunicacional, com intérpretes de Libras, audiodescrição e legendas.
“O Festival Sem Barreiras é uma oportunidade única de mostrar que a cultura e a inclusão caminham lado a lado em Ribeirão Pires. Queremos dar visibilidade ao talento dos artistas com deficiência e garantir que todos possam participar e aproveitar as atividades com acessibilidade plena. Cada apresentação, palestra ou intervenção esportiva reforça nosso compromisso com uma cidade mais justa, diversa e acolhedora para todos”, comentou o secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social, Leonardo Biazi.
A abertura oficial ocorre sábado, 20 de setembro, às 15h, no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro (Rua Diamantino de Oliveira, 218 – Vila Albertina), com a posse do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, seguida de apresentações da Companhia de Dança Inclusiva – Arte para Todos e do teatro inclusivo Una.
No domingo, 21 de setembro, a partir das 14h, o Anfiteatro recebe sessões de cinema inclusivo, com exibição dos filmes Ágatha Preta, Engenho de Dentro, Escanteio, Nunca me viram gritar e Indigo Cristais, acompanhados de intérpretes de Libras e audiodescrição.
Na segunda-feira (22), às 14h, o Dr. Laerte Rodrigues Junior ministra palestra sobre “Os Benefícios do Canabidiol para as PCDs”, abordando experiências na medicina intensiva e uso medicinal da cannabis. Na terça-feira, 23 de setembro, às 19h, no Canoa Quebrada (Rua Miguel Prisco, 240 – Centro), o arquiteto Cristiano Sosi fala sobre acessibilidade comercial, seguido de palestra sobre o Programa de Empregabilidade Inclusiva, destacando benefícios e oportunidades para PCDs.
Na quarta-feira (24), às 17h30, no Ginásio Ozíris Grecco (Rua Primeiro de Maio, 105 – Centro), o público acompanha intervenções esportivas, como boxe para cegos, vôlei sentado e futebol com amputados. Na sequência, quinta-feira (25), no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro, Tatá Mendonça apresenta seu espetáculo de stand up.
Na sexta-feira (26), às 19h, haverá palestra educativa da OAB Ribeirão Pires e Dra. Luna, abordando os direitos das PCDs. O encerramento acontece no sábado, 27 de setembro, das 12h às 20h30, no Paço Municipal, com desfile cosplay e apresentações culturais de Samba do Nasce, Dôdi, Renato Pinheiro, Yzalu, Ivan e Banda, além da Made in Brazil, celebrando a diversidade, o talento e a inclusão cultural em Ribeirão Pires.
Agenda 2030 – O Festival Sem Barreiras também contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, ao promover educação inclusiva de qualidade (ODS 4), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8), redução das desigualdades (ODS 10), cidades e comunidades sustentáveis e acessíveis (ODS 11), promoção da paz, justiça e instituições eficazes (ODS 16) e parcerias para a implementação dos objetivos (ODS 17).
Banda Made in Brazil se apresenta no sábado (27), encerramento do Festival Sem Barreiras, em Ribeirão Pires
Quinta-feira (25), no Anfiteatro Municipal Arquimedes Ribeiro, Tatá Mendonça apresenta seu espetáculo de stand up
Palestra da advogada Luna Sampaio faz parte da programação do Festival Sem Barreiras, em Ribeirão Pires


