Festival do Chocolate nos mínimos detalhes

Na manhã desta quinta-feira (09), uma apresentação à imprensa, com direito à degustação de alguns dos produtos que serão oferecidos, pontuou detalhes da 7ª edição do Festival do Chocolate, que começa no dia 29 de julho, no Complexo Ayrton Senna. A Harald, presente em outras edições, será a marca de chocolate oficial da festa.

Degustação mostrou uma prévia do que será oferecido no Festival do Chocolate

Em seis anos de evento, foram R$ 41 milhões de movimentação financeira e público de 1 milhão e 700 mil pessoas, sendo o pico em 2008: 500 mil pessoas. Foi ali que a Administração viu que seria necessário estudar uma medida para evitar tumultos e, então, em 2009, a festa passou a ter entrada cobrada, prosseguindo assim em 2010, formato que agradou à uns e desagradou à outros.

Volta da gratuidade

Guto Volpi disse que a volta da gratuidade do evento visa resgatar a família e o êxito nas vendas dos comerciantes

Mas na 7ª edição do Festival do Chocolate, o evento voltará às origens e terá entrada gratuita. Segundo o secretário de Juventude, Esporte, Lazer, Cultura e Turismo (SEJEL), Luiz Gustavo Pinheiro Volpi, o Guto, a gratuidade tem como objetivo resgatar a família e o êxito dos comerciantes que vendem seus produtos na festa. “Nos dois últimos anos a gente acompanhou, junto com a ACIARP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires), uma série de críticas, reclamações e sugestões e junto com a ACIARP estamos trabalhando todo um perfil para que o comerciante que vem comprar o seu espaço no Festival possa ter o seu retorno garantido”.

Ambientes do Festival

O Festival do Chocolate contará com dois ambientes. Na parte dianteira do Complexo Ayrton Senna, estarão disponibilizadas 30 barracas de alimentação e 12 de artesanato. Na parte de trás, uma tenda com capacidade para 8 mil pessoas, cumprindo laudo do Corpo de Bombeiros, sediará shows com grandes nomes do cenário musical. Para assistir aos shows, será necessário trocar um quilo de alimento não perecível (exceto sal) por um ingresso, em um dos postos de troca, que serão as entidades sociais da cidade. Cada entidade receberá 300 ingressos. A ideia é que as entradas estejam disponíveis para retirada durante a semana do show. Não haverá nenhum ponto de troca fora de Ribeirão Pires. “Cada dia de evento vai ter um ingresso”, explica Guto.

“Sempre foi uma pedida da ACIARP de colocar o espaço das barracas fora da área do show, porque os barraqueiros sempre reclamavam. Por exemplo: nesses últimos dois anos que tinha que pagar o ingresso, a família que só quer ir para comer não podia entrar. Acho que isso (gratuidade) vai ser um passo muito importante, principalmente para as chocolateiras e para mostrar o excelente trabalho dos nossos comerciantes, que tenho certeza, terão um retorno enorme”, disse o presidente da ACIARP, Gerardo Sauter. A estimativa é de que os visitantes gastem, em média, R$30,00 para consumo.

Ingressos

O ingresso do 7º Festival do Chocolate será feito com papel moeda, selo holográfico, código de barra e dois tipos de numeração, para ter um controle de público.

Para circular no ambiente onde estarão as barracas, não haverá necessidade de ingresso, a entrada será livre. Ingresso só para quem vai assistir aos shows, que receberá uma pulseira de identificação, que permitirá a circulação da área de shows para a praça de alimentação.

Haverá bilheteria no Complexo Ayrton Senna para troca de ingressos, mas serão poucos disponíveis. “Na verdade vai ser um número da recolha da sexta-feira. Nós vamos passar em todos os postos de troca, recolher o que não foi trocado, trazer para a nossa bilheteria para que a pessoa que vem de fora da cidade, com o seu quilo de alimento, tenha a chance de ainda encontrar ingresso. Se não encontrar para aquela noite, ele terá a possibilidade de trocar por outros shows”, fala Guto.

Um hotsite – www.ribeiraopires.sp.gov.br/festivaldochocolate – já no ar, se firma como âncora da Plataforma Digital “Festival do Chocolate”.

Criada pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires para divulgar a sétima edição da maior festa cultural e gastronômica do Estado de São Paulo, a Plataforma Digital – que lança, na web, novos canais de divulgação e de promoção de relacionamento entre amantes do chocolate – conta, ainda, com presença no Facebook, Twitter e canal de vídeos no YouTube.

Com atualização regular e sistemática, por meio do blog, os interessados poderão acompanhar histórias e curiosidades sobre o chocolate, além de poder acessar a programação de todo evento e indicações de postos de troca, a quantidade de ingressos que ainda estão disponíveis, além de conferir, em tempo real, informações sobre a festa durante sua realização.

Nos dias do evento, a Avenida Brasil será interditada.

Dentro de alguns dias, será publicado em toda a imprensa local, um mapa com informações de como funcionará a sétima edição do Festival do Chocolate.

Pontos de troca de ingresso

As trocas dos alimentos não-perecíveis por ingressos estarão disponíveis a partir de julho e podem ser realizadas, na Microlins (Rua Euclides da Cunha, 117, 2º andar), Fisk (Rua Olímpia Cata Preta, 185), Paróquia São José (Av. Santo André 110), Grupo Espírita Assistencial União Fraterna (Av. Francisco Monteiro 818), Lar Espírita Bezerra de Menezes (Rua Benjamim Batista Cerezolli 580), Departamento de Assistência Social São José (Rua Dr. Jorge Tibiriça 140), Secretaria de Promoção Social (Rua Conde de Sarzedas 333), Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires (Rua Capitão José Gallo 358), Centro Espírita Ismênia de Jesus (Rua Capitão José Gallo 1515), LABEM (Rua Manoel Augusto de Barros 1151), Associação Caminheiros do Bem (Rua Santo Bertoldo 488), Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (Av. Coronel Oliveira Lima 3345), Lar Frederico Ozanam (Rua Salvador Mano 57), Rotary Club Ribeirão Pires (Rua Kaether Richers 604), Associação Ribeirãopirense para Integração Social (Av. Francisco Monteiro 3801), Viva Bem a Idade Que Tem (Rua Olímpia Cata Preta 574), Colégio Bandeiras – Anglo (Rua Osvaldo Cruz, 02), Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires (Rua Stella Bruna Nardelli 257 – Subsolo), Obras Assistenciais Boa Nova – Estância Delfis (Rua Eugênio Gallo 145), Instituto Assistencial Euripides Barsanulfo (Estrada da Sondália 455 – 4ª Divisão).

Barracas

O presidente da ACIARP, Gerardo Sauter, disse que separar a área de alimentação do espaço dos shows, sempre foi uma pedida da Associação

O Festival do Chocolate 2011 terá 30 barracas para alimentação e 12 para artesanato. Os interessados já podem procurar a ACIARP (Telefone: 2595-0200). Não haverá repetição de alimentos oferecidos, como por exemplo, duas barracas de cachorro quente; apenas 1 por segmento. A locação do espaço custa R$6.900, com direito à decoração interna e uniforme completo. O barraqueiro terá também que pagar uma taxa à Prefeitura.

Segurança

Todos os visitantes passarão por revista, com detectores de metais, além do monitoramento da festa através de câmeras, como acontece todos os anos.

A tenda onde acontecerão os shows, que já está em processo de implantação (oito mastros principais já estão sendo levantados), terá duas entradas e três saídas de emergência e acessibilidade para portadores de deficiência.

Como acontece desde a primeira edição, será proibida a venda e entrada de bebidas alcoólicas.

Estilos dos shows

Nas outras edições do Festival, os estilos musicais predominantes eram o axé e o sertanejo. Para Guto, estava na hora de mudar. “Discutindo os seis anos anteriores, entendemos que já estava mais do que suficiente o sertanejo e o axé no Festival e resolvemos trabalhar um perfil MPB (Música Popular Brasileira), de jazz, de música instrumental, vamos trazer a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, estamos desenvolvendo bastante coisa”. A Prefeitura investirá cerca de R$ 1 milhão nos shows, contratados diretamente pelo Executivo.

Serão levadas atrações regionais para outros pontos da cidade, como a Vila do Doce e Coreto da Matriz, com o objetivo de descentralizar o evento. A programação desses locais ainda não está concluída. Haverá ainda atrações voltadas exclusivamente a crianças.

Camila Marinho, a Princesa do Chocolate

O Teatro Euclides Menato também será utilizado para atrações durante o Festival do Chocolate. Segundo Guto, ele será uma grande ferramenta neste novo formato do evento.

A Princesa do Chocolate, Camila Marinho, terá presença marcante na festa. “A Princesa do Chocolate vai ter um papel fundamental no Festival. Vamos criar um canto chamado “Reino dos Doces”, onde terá toda uma cenografia e a Princesa atenderá todos os visitantes. Esse espaço vai estar bem próximo do Teatro”, conta Guto.

Programação

A abertura do evento, no dia 29 de julho, sexta-feira, a partir das 18h, fica a cargo da cantora Rita Lee. No mesmo final de semana se apresentam o grupo Roupa Nova, na noite do sábado, dia 30, e a dupla César Menotti e Fabiano, no domingo, dia 31. 

No espaço onde será implantada a tenda que abrigará os shows, oito mastros principais já estão sendo levantados

No final de semana seguinte, quem promete agitar a noite do dia 5 de agosto é o ator, cantor e compositor Seu Jorge. A cantora Paula Lima e a banda Funk Como Le Gusta se apresentam no dia 6, sábado. E no domingo, dia 7, é a vez do ex-Titãs Nando Reis, agora em carreira solo, subir ao palco do Festival do Chocolate.

No dia 12, a banda Teatro Mágico participa do evento pela terceira vez. No sábado, dia 13, Maria Rita é quem faz o show. Já no último dia, duas atrações para encerrar o Festival: Restart, a banda sensação pop do momento abre a noite e é seguida por Arnaldo Antunes, que também marcou época na banda Titãs e hoje é reconhecido como cantor ícone da MPB.

* Confira outras fotos na seção Eventos

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