Evento inclui apresentações musicais de artistas da região e ex-The Voice Brasil WD como atração principal
Ribeirão Pires realiza no próximo sábado (5), o Festival da Diversidade no Palco Central da Vila do Doce. Organizado pela Prefeitura em parceria com a sociedade civil, o evento acontece das 14h às 22h, com a promoção dos direitos humanos, o enfrentamento à LGBTFobia e a valorização da cidadania LGBTQIAP+, além de programação de shows.
Instituído pela Lei nº 6.379/2019, o Festival da Diversidade passou a integrar as ações culturais e sociais da cidade, com participação ativa das secretarias municipais e envolvimento direto da comunidade. A edição 2025 terá rodas de conversa, atendimentos e uma feira inédita de empreendedorismo LGBTQIAP+, reunindo iniciativas criativas, sustentáveis e com impacto social.
A programação artística do festival começa às 16h com a apresentação de Camila Nazareth, cantora e compositora de Ribeirão Pires, que traz em seu repertório autoral temas como espiritualidade, corpo, desejo e vivências negras e lésbicas. Em seguida, às 17h, o artista multidisciplinar Benedictus Fructus apresenta o espetáculo “A Criação”, que une música, performance e artes visuais em uma reflexão sobre identidade e cultura.
Na sequência, às 18h, Alexya Hiromi, mulher trans, negra e periférica, sobe ao palco com um show potente e carregado de emoção e empoderamento. Na sequência, às 19h, o coletivo ballroom LGBTQIAPN+ de Ribeirão Pires ocupa o espaço com uma performance que exalta a beleza, a resistência e a cultura da periferia. Encerrando a noite, às 20h, sobe ao palco o cantor WD – Washington Duarte –, ex-participante do The Voice Brasil, que promete emocionar o público com um show vibrante, marcado por sua trajetória artística iniciada ainda na infância.
Paralelamente aos shows, a Feira de Empreendedorismo LGBTQIAP+ reunirá 12 expositores que expressam, por meio de suas criações, identidade, resistência e inovação. O público poderá conferir acessórios sustentáveis da Casa Neon Cunha, tatuagens autorais com a Ilustra Tattoo, moda consciente do Brechó Poesia, bijuterias afro da Oficina Okoto, joias em prata da Deusa Prata e quadros fotográficos do artista Benedictus Fructus.
A feira também contará com um estande da Comissão da Diversidade da OAB Ribeirão Pires/Rio Grande da Serra, que oferecerá orientações jurídicas gratuitas sobre temas como nome social, retificação de registro civil e combate à discriminação.
“A edição deste ano também reforça a importância da autonomia econômica da população LGBTQIAP+, fortalecendo redes de apoio e dando visibilidade às produções locais. Com entrada gratuita, o Festival da Diversidade 2025 convida toda a população a ocupar o centro da cidade com arte, respeito, alegria e inclusão”, concluiu o secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social, Leonardo Biazi.
Programação artística do festival começa às 16h com a apresentação de Camila Nazareth, cantora e compositora de Ribeirão Pires, que traz repertório autoral
A partir das 17h, o artista multidisciplinar Benedictus Fructus apresenta o espetáculo “A Criação”, que une música, performance e artes visuais em uma reflexão sobre identidade e cultura
Na sequência, às 18h, Alexya Hiromi, mulher trans, negra e periférica, sobe ao palco com um show potente e carregado de emoção e empoderamento
Encerrando a noite, às 20h, sobe ao palco o cantor WD – Washington Duarte –, ex-participante do The Voice Brasil, que promete emocionar o público com um show vibrante, marcado por sua trajetória artística iniciada ainda na infância