Ribeirão Pires tem mais um incentivo à cultura local. Trata-se da Feira de Artesanato, que acontece na Vila do Doce. Cerca de 10 artesãos ribeirãopirenses expõem seus trabalhos na ‘feirinha’.
Os organizadores são os artesãos Nelson Giovanelli e Marineuza Aparecida de Souza. Ela conta que a há fila de espera para participar da feira. “Sempre que alguém sai, arranja um local próprio, entra no lugar alguém da fila de espera, que é enorme”, disse.
Popular na cidade desde 2013, a feirinha abriga artesãos de todas as áreas, desde os que pintam quadros e fazem acessórios para bebês, até aqueles que fazem fontes de pedra – caso de Nelson –, bonecas e chapéus. Marineuza também fala que só artistas locais podem participar. “Além disso, eles devem fabricar manualmente o que vendem, não pode ser nada feito por máquinas”, completou.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas na Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo). Lá, o artesão preenche uma ficha e aguarda a abertura de vagas. A Sejel fica na Av. Brasil, 193 – Jardim Itacolomy. A Feira de Artesanato acontece todas sextas e sábados, das 10h às 18h em frente à Vila do Doce, na Praça do Espelho D’água.