“Farmácia na Praça” alerta população sobre diabetes e pressão alta

No último sábado (26), farmacêuticos se reuniram na Rodoviária de Ribeirão Pires no “Farmácia na Praça”, evento promovido pela Gran Farma e pelo CRF (Conselho Regional de Farmácia) do ABC. O objetivo principal da ação era conscientizar a população da hipertensão e diabetes, por meio da aferição da pressão e do nível de glicose no sangue, e orientar o uso correto de medicamentos.

O Diretor da Regional do CRF no ABC, Franklin Gomes Pio, 34, disse que o ponto principal era a prevenção da pressão alta, pois no dia 27 de abril é comemorado o Dia Mundial de Combate à Hipertensão Arterial. “Hoje, no Brasil, o nível de hipertensão vem crescendo muito por falta de informação”, afirma.

População compareceu em peso para aferir a pressão e medir o nível de glicose no sangue

População compareceu em peso para aferir a pressão e medir o nível de glicose no sangue

Gomes ainda falou que o farmacêutico é capaz de ajudar na melhoria de vida dos pacientes. “É um direito da população ser atendida por um farmacêutico”, completou. No total, 80 farmacêuticos voluntários estavam preparados para atender até 2000 pessoas, porém, a expectativa da organização era de receber cerca de 800 pessoas.

Murilo Soares Félix, 24, farmacêutico da Gran Farma, conheceu o evento no CRF e começou a frequenta-lo, e acabou por querer traze-lo para o Município, em conjunto com o vereador Gabriel Roncon (PR), e de Franklin, que quis traze-lo para Ribeirão. A ideia era que o “Farmácia na Praça” viesse logo para a cidade, e isso aconteceu no período de um mês. Soares falou que o evento é importante para as pessoas se conscientizarem, além de valorizar o trabalho dos farmacêuticos. “Isso traz benefícios para a população carente”, afirmou.

Dentre as pessoas – a maioria adultos e idosos – que foram participar, Raimundo Bezerra de França, 42, operador de máquina, estava passando por lá, soube do que estava acontecendo e resolveu medir a pressão. “Afinal, sou hipertenso”, contou. Quem também esteve lá foi Doraci Martins de Lima, 72, aposentada, ficou sabendo na Gran Farma, e teve curiosidade de ver e participar, pois ela também tem pressão alta e diabetes. “Costumo fazer a medição em casa”, disse.

Compartilhe

Comente

Leia também