Família indígena de Ribeirão Pires dá palestra aos para alunos da rede municipal de ensino

Atividade falou sobre hábitos e cultura da da família Pataxó Hã Hã Hãe

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio das Secretarias de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis) e Secretaria de Educação e Cultura (SECULT), promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 6, palestra da Família Pataxó Hã Hã Hãe etnia Kariri Sapuyá, para alunos da Escola Municipal Sebastião Vayego de Carvalho.

A atividade, que aconteceu no Anfiteatro Municipal Arquimedes Ribeiro, contou com o apoio do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (COMPIR) e do Movimento dos Povos Indígenas Urbanos do ABC. “Fomos recebidos de maneira muito positiva. Pelo fato das crianças nunca terem tido contato com uma aldeia, uma comunidade indígena, elas ficaram extremamente focadas e interessadas no assunto. Espero ter sido capaz de ter mostrado um pouco da importância de ser índio, bem como a nossa luta diária”, completou o cacique Som Pataxó.

A família Pataxó Hã Hã Hãe está em Ribeirão Pires desde a década de 1960, quando Valerino Cardoso dos Santos, fugindo da fome e procurando melhores condições de vida, já que havia sido expulso de suas terras, deixou a cidade de Nova Canaã (BA) e escolheu a Estância como sua nova morada por mais de 30 anos.

Atividade foi realizada no Anfiteatro Municipal Arquimedes Ribeiro

Atividade contou com a participação de alunos da Escola Municipal Sebastião Vayego de Carvalho

Compartilhe

Comente

Leia também