Falha de pelos em gatos: entenda as principais causas

Alopecia significa falha de pelos, e é apenas um sintoma que pode ser causado por diversas doenças de pele ou sistêmicas. A falha de pelos pode ser localizada, generalizada, circular, podendo ser temporária ou definitiva e o animal pode apresentar coceira, lambedura excessiva ou não.

É natural a queda de pelos uniformemente, de forma sazonal (de acordo com as estações do ano) como forma de renovação, conhecida como “troca de pelos”, porém, se ocorrer de forma excessiva, causando falhas onde torna-se possível observar a pele exposta, pode ser um sinal.

Os gatos são animais em sua maioria muito limpos, onde estes fazem sua própria higiene através de lambedura. Um sinal de excesso de queda de pelos pode ser a formação de bolas de pelos, que não é normal e deve-se dar atenção ao quadro.

A principal causa de alopecia realmente advém de doenças envolvendo a própria pele (dermatopatias) principalmente as parasitárias, porém, disfunções nutricionais, metabólicas, endócrinas e até causas psicogênicas como stress podem gerar este sintoma.

Dentre as principais doenças de pele em gatos temos as parasitárias, bacterianas e alérgicas. Em gatos, as dermatopatias parasitárias são mais comuns e todas são zoonoses, ou seja, podem ser transmitidas para os humanos.

Dentre elas temos como exemplo escabiose, a famosa sarna, causada por ácaros escavadores (Notoedres cati) geram crostas, falhas de pelos e muita coceira, podendo afetar apenas a região dos ouvidos, cabeça, face e pescoço ou tornar-se generalizada se não tratada.

Outro exemplo é a dermatofitose, uma doença de pele muito associada aos felinos especialmente relacionada a raça persa, onde ocorre infecção por fungos (Microsporum) e os sinais são alopecia circular descamativa (falha de pelos em círculo) e fácil epilação.

Os felinos podem ser portadores deste fungo sem apresentarem sinais, e em caso de queda da imunidade a doença vir a mostrar sinais. Na raça persa, a falha de pelos pode tornar-se generalizada.

Outra doença importante em gatos é a esporotricose, também causada por fungos, esta patologia causa lesões circulares profundas e ulceradas, principalmente em região de face e plano nasal, porém os primeiros sinais são falhas de pelos. Esta última é grave, e deve ser notificada, sendo encontrada apenas em regiões endêmicas (região metropolitana do Rio de Janeiro e Zona leste de São Paulo)

As dermatopatias bacterianas em gatos são geralmente secundárias a alguma outra disfunção que altere a microbiota cutânea, lesões primárias ou falhas imunitárias, onde há porta de entrada destes microrganismos não pertencentes à pele ou até mesmo oportunistas.

As dermatopatias alérgicas são menos comuns em gatos que em cães, e estão principalmente relacionadas à picada de pulgas e alergias alimentares onde a falha de pêlos agora é causada pela coceira, onde o próprio animal causa lesões e escoriações na pele gerando alopecia visível. Pode ser comum em gatos brancos principalmente, falhas de pelos por queimaduras de sol, ocorrendo principalmente em plano nasal e orelhas, podendo causar até necrose local.

A nutrição e hidratação são fatores importantes para a manutenção da saúde da pele e pelagem. Oferecer alimentação balanceada adequada para gatos é o principal para manter pelagem brilhosa e firme além de colaborar para a qualidade da camada córnea e microbiota da pele. Seja esta alimentação natural, à base de ração seca ou úmida, esta deve ser oferecida em quantidade adequada, estar bem armazenada e a qualidade do alimento pode variar de acordo com a atividade física, necessidade energética por idade, sexo, etc.

Obesidade, diabetes e hiperlipidemia também podem afetar a qualidade da pelagem propiciando queda em maior volume além do animal obeso apresentar metabolismo e hábitos alterados, podendo se limpar com menor frequência ou não alcançar algumas regiões propiciando às dermatopatias e xantomatose (lesões gordurosas).

Outra causa de alopecia em gatos, desta vez de forma simétrica e bilateral, pode ser a psicogênica. Disfunção comportamental, onde, por estresse contínuo o animal acaba causando falha de pelos arrancando com os dentes ou por lambedura excessiva geralmente nas regiões onde tem mais alcance como barriga e laterais. Por dor o animal também pode se lamber excessivamente e causar alopecia localizada.

Os sinais são muito parecidos, porém as causas da alopecia podem ser muito variados. Desta forma, observar o estilo de vida e comportamento normal do seu melhor amigo bichano torna-se indispensável para perceber alterações comportamentais como bola de pelos, coceira e lambedura excessiva.

Também é indicado de consultas periódicas e realização de exames eventualmente, que podem ser o diferencial na hora de descobrir a causa de falha de pelos e o melhor tratamento.

Deve-se ressaltar que quanto antes for investigado, ao primeiro sinal,  melhores serão as chances de regressão total do quadro, e torna-se mais fácil e simples o tratamento se diagnosticado inicialmente.

Colaboração: Lia Silva – estudante de veterinária, tosadora e proprietária de petshop.

contato: (11)953114545 whatsapp

e-mail: [email protected]

facebook: http://facebook.com/betvilaaurora

instagram: http://instagram.com/banhoetosavilaaurora

Compartilhe

Comente

Leia também