Amanhã (13), o grupo de capoeira Berim-Bras realizará um evento para marcar o Dia da Abolição da Escravatura, a partir das 19h30, na Praça Central de Ribeirão Pires.
“Sabemos que antes do dia 13 de maio houve outras conquistas do negro, como a Lei do Ventre Livre e do Sexagenário, porém sabemos que a abolição da escravatura houve muito falta de respeito com os negros, pois foram libertos sem nada e jogados na rua. Muitos na época praticavam a capoeira para mostrar e ganhar algum dinheiro nas praças e na rua, por isto que a capoeira ficou discriminada por muito tempo”, conta Mestre Pelé.
A roda de capoeira vai mostrar as mudanças da atividade e a evolução que ela ganhou como esporte, arte marcial e patrimônio cultural brasileiros.
“Vamos mostrar um pouco de Maculele , roda de capoeiristas e uma apresentação de capoeira: ‘Da senzala às escolas’”, fala Mestre Pelé .
Campeonato de Capoeira – No próximo dia 15 (domingo), às 10 horas, acontecerá um Campeonato de Capoeira na E.E. Profº Mario Leandro (Rua João Dicieri, nº 100, Parque Aliança. O evento será organizado pela Associação Esportiva e Cultural de Capoeira Berim-bras e Programa Escola da Família. “O objetivo da competição é preparar os alunos e atletas da cidade para a 3º Copa SEJEL de Capoeira, que tem as regras da Federação Paulista de Capoeira”, explica Mestre Pelé.
Participarão da competição alunos de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, representados pelas Ong’s Profavi e Cristo Reis.
A entrada será franca.