Ética e Lei: Um enfoque por igual

Por Carlos Bressan

 

Ética e Lei devem caminhar juntas, unidas, lado a lado. Pois são irmãs; uma não vive sem a outra. Se ética e lei não caminharem juntas, há desordem jurídica e social, criando o caos organizacional na sociedade. Portanto, a união das duas é essencial para que haja a paz social, e prevaleça finalmente, a união dos povos e dos grupos organizacionais. A ética é fundamental para que haja o respeito entre as pessoas, os colegas e profissionais. Quando a ética deixa de existir, ou é violada, acaba-se o respeito e a cordialidade, perde-se a confiança, abalam-se as estruturas harmônicas, quebrando-se laços fundamentais nas relações do trabalho e da vida geral em si e do bem estar do ser humano, seja em qual área ela milite ou exista.

Por outro lado, a Lei, é essencial para que se regule o comportamento do ser e de toda uma sociedade. Quando ela não existe ou deixa de existir, esta sociedade perde o rumo, e no navegar deste imenso e tortuoso rio, perde-se a estabilidade, a governabilidade e a organização de toda uma sociedade, fazendo-se perder o marco regulatório. Fato que, cria-se um largo espaço, e assim desorganizados, obriga-nos a trabalhar em mecanismos para que o homem ache o seu rumo, se corrija e se reorganize mais uma vez, evitando assim, a desordem social.

Mas, o que é a ética sem Lei; e a Lei sem Ética, nada mais é um mundo oco, escuro e obscuro capaz de fazer com que o homem aja sem prumo e sem pudor, em profunda barbárie e opressão, fazendo com que os mais fracos, sucumbam perante os mais fortes, tornando-os desiguais, por isso, são elas obrigatórias e necessárias, para que a igualdade, o amor e a união permaneçam soberanos e inabaláveis. E a sociedade seja uma só, perante a Lei e os iguais, sem fortes opressores, e sem fracos oprimidos, ambos perante o freio legal, devem, com ética responder igualmente por seus erro e falhas, pois é assim, e para isso que existe a Lei, para que com Ética, não haja a injustiça, a agressão e a opressão. E nestes fundamentos, isso se chama Ética, isso se chama Lei.

Compartilhe

Comente

Leia também