ETEC completa cinco anos com presente especial

ETEC de Ribeirão Pires foi criada em 30 de março de 2006

Ontem (30), a ETEC (Escola Técnica) de Ribeirão Pires completou cinco anos de atividades voltadas ao ensino profissionalizante. E a celebração contou com um presente muito especial. Durante a visita do governador Geraldo Alckmin (PSDB) a Ribeirão Pires, na semana passada, ele anunciou a liberação de verba no valor de R$ 6,7 milhões, a ser destinada na construção de mais um bloco para expandir os cursos, reformar o prédio e construir uma quadra coberta. “Esse é o presente que toda a comunidade escolar esperava: a ampliação da unidade escolar possibilitando a futura ampliação de novos cursos para os munícipes, permitindo com que mais jovens tenham acesso ao ensino técnico e médio, gratuito e com qualidade”, fala a diretora da ETEC da cidade, Maria Cristina Medeiros. Ela conta que toda a equipe escolar vinha direcionando esforços para que este projeto se concretizasse, desde 2009. Foi apresentado pela equipe administrativa, junto ao Centro Paula Souza, o Projeto Arquitetônico, compreendendo a ampliação e reforma da unidade de ensino. “Contamos com a parceria do prefeito Clóvis Volpi, que contratou os serviços de Levantamento Topográfico e Sondagem, assim como a análise prévia por parte dos engenheiros da Prefeitura, do projeto encaminhado à Superintendência do Centro Paula Souza em 2009.

Os projetos vêm sendo complementados e adequados de acordo com as exigências necessárias para aprovação e montagem de processo de licitação, pela equipe da Unidade de Infraestrutura do Centro Paula Souza com o apoio da equipe administrativa da ETEC de Ribeirão Pires. Desta forma, fica nítida a participação ativa e conjunta de todos os envolvidos em prol da melhoria da escola. O processo de licitação, provavelmente, estará aberto no prazo de um mês”.

Em 2006, quando a escola foi instalada em Ribeirão Pires, eram oferecidos dois cursos técnicos (Química e Turismo), que atendiam 80 alunos. A partir de 2007, foram implantados novos cursos: Técnico em Administração e Web Design. Um ano depois, passou a contar também com o Técnico em Contabilidade e duas turmas do Ensino Médio. Em 2010, o Curso Agenciamento de Viagem (antigo Turismo) foi substituído pelo Técnico em Eventos, com o propósito de diversificar e atender a demanda do mercado. “Ainda implantamos em 2010 uma turma do Técnico em Gestão de Pequenas Empresas, do Telecurso Tec, sendo a nossa escola a única no ABC a oferecer um curso na modalidade de Educação à distância semipresencial. Também implantamos em 2010, uma Classe Descentralizada do Curso Técnico em Administração, na E.E. Padre Agnaldo Sebastião Vieira, em Santo André. Os cursos técnicos têm duração de 1 ano e meio a 2 anos (Química). Formamos cerca de 850 alunos até o momento”, conta Maria Cristina.

Atualmente, a ETEC de Ribeirão Pires atende 905 alunos, distribuídos em 26 turmas.

“A ampliação da unidade era o presente que toda a comunidade escolar esperava”, fala a diretora Maria Cristina Medeiros

Conquistas –

A diretora lista algumas das principais conquistas da ETEC nesses cinco anos: “Ampliação no número de vagas para a comunidade escolar e diversificação de cursos visando atender a demanda do mercado de trabalho; Renovação do Convênio de Cooperação Técnico Educacional de 3 anos para 5 anos, tendo durante todo este período, a Prefeitura e todas as Secretarias, principalmente a de Educação, como parceiras da unidade de ensino; Intercâmbio Cultural – Seleção de uma aluna da escola para participar de Intercâmbio nos Estados Unidos, gratuitamente, por meio de Projeto do Centro Paula Souza; Destaque dos alunos nas Olimpíadas de Matemática e Concurso Redação de Português; Participação significativa dos alunos em eventos externos, exemplo – todos os anos os projetos da ETEC de Ribeirão Pires são selecionados para serem expostos na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza; Alunos cada vez mais comprometidos e responsáveis socialmente, participando ativamente de ações voluntárias promovidas pela escola”.

Contribuição à cidade – Maria Cristina descreve a contribuição que a instalação da ETEC deu ao município de Ribeirão Pires. “Contribui para o desenvolvimento do município, preparando profissionais técnicos qualificados que atuam junto ao mercado de trabalho da região. Assim como, preparando jovens que concluem o Ensino Médio, para darem continuidade aos estudos, focando as universidades públicas. A educação é a maneira de melhorarmos o desenvolvimento econômico, social e cultural de uma sociedade e a ETEC de Ribeirão Pires, além desta preocupação constante, também desenvolve por meio do seu Projeto Político Pedagógico, ações que contribuam para manter um bom relacionamento interpessoal entre todos da comunidade escolar, a satisfação em estudar na escola e projetos que beneficiem não só o aluno, mas também a comunidade externa”, conclui.

Compartilhe

Comente

Leia também