Estudo analisa importância de rádios comunitárias para a região do ABC

O jornalista Pedro Vaz, gerente da Rádio Gazeta AM e professor da Faculdade Cásper Líbero fez uma tese de doutorado estudando a radiodifusão comunitária na região do Grande ABC, abrangendo as emissoras devidamente licenciadas, no caso 11, segundo o Ministério das Comunicações.

Professor Pedro Vaz, Nilson Alcantara e o radialista Caio César Sabino.

Professor Pedro Vaz, Nilson Alcantara e o radialista Caio César Sabino.

O objetivo do estudo é revelar o perfil de emissoras de rádios comunitárias legalizadas da região e sua participação na promoção da cidadania e inclusão social, bem como a participação da comunidade na produção de programas. “As rádios comunitárias são estudadas e difundidas em inúmeros trabalhos e publicações nos meios acadêmicos, dada à importância delas nos processos de democratização da informação”, explica Vaz.

Dentre as cidades estudadas está Rio Grande da Serra, que teve como um dos entrevistados o jornalista Nilson Alcântara: “além da minha trajetória profissional, também elenquei aspectos importantes da cidade, questões culturais e outras relacionadas ao meio ambiente”, afirmou, antes de completar: “este tipo de estudo é fundamental para o entendimento da área de comunicação popular/comunitária, o foco do estudo”.

A tese, que ainda está em confecção, deve ser concluída nos próximos meses. Ele, aliás, está prestes a iniciar um novo projeto, a rádio e TV web comunitária Alternativa e Você, que irá entrar no ar em breve. O site, que entrará no ar no início de março é www.alternativaevoce.com.br.

Compartilhe

Comente

Leia também