Por meio de plataformas digitais, alunos de escolas municipais foram estimulados a fazer mensagens e ilustrações para presentear as mães na data
O Dia das Mães foi diferente nesse ano, por conta das medidas de combate ao coronavírus. Os cerca de 7.500 alunos da rede municipal de Ribeirão Pires e seus familiares também tiveram que se adaptar, em razão do isolamento social, para comemorar a data.
As tradicionais homenagens feitas em sala de aula foram passadas, pelos professores, por plataformas digitais, como WhatsApp, pelo programa “Aprendendo em Casa”. À distância, os estudantes desenvolveram atividades, que seguiram orientação da equipe pedagógica da Secretaria de Educação. Além de criar “lembranças” para suas mães, as tarefas estimularam habilidades e a criatividade das crianças.
As 33 unidades de ensino compartilharam ideias de conteúdos diferenciados, de acordo com o segmento escolar. Além disso, os educadores enviaram, também via whatsApp, mensagens e vídeos dedicados ao “Dia das Mães” para fortalecer os laços afetivos das famílias.
Sobre o “Aprendendo em Casa” – Para viabilizar o programa de ensino à distância nesse período de suspensão das aulas presenciais, professores da rede municipal que estavam em período de recesso desde março foram convocados a realizar o teletrabalho – home office.
De acordo com a secretária de Educação, Flávia Banwart, além de garantir a continuidade do calendário de atividades escolares para as crianças, o objetivo da medida é evitar o contato dos servidores entre si e com o público circulante nos prédios públicos, para evitar a possibilidade de contágio e transmissão do coronavirus. “Contamos com a participação familiar, estimulando as crianças a acessarem os conteúdos, manterem a rotina para a realização das atividades, que são muito importantes para enfrentar o isolamento”, explicou a secretária de Educação, Flávia Banwart.