Estudantes do Carlos Rohm participam de oficina de audiovisual

Atividade resultou em criação de animações que participarão de sessão de cinema

Os estudantes da EM Engº. Carlos Rohm I participaram, na manhã desta segunda-feira (3), de oficina de audiovisual, ministrado pelo grupo CineSolar. A atividade ocorreu no CHL (Centro Histórico e Literário) Ricardo Nardelli.

A atividade, que integra calendário da Prefeitura de Ribeirão Pires no mês do meio ambiente, o Junho Verde, também carrega aspectos de sustentabilidade, o que conscientiza os estudantes a saber um pouco mais sobre esse tipo de ação.

Durante a atividade, os estudantes assistiram aula que os ensinou a fazer animações com papéis, recortes e com o uso do celular. A ideia é incentivar os alunos a saber um pouco mais sobre artes visuais, audiovisual e até cinema. Os trabalhos serão apresentados em sessão do Cinesolarzinho, que ocorrerá no dia 11 de junho, na Vila do Doce, às 18h30.

“Achei bem bacana participar desta oficina. Foi bem interessante a gente se juntar em grupos e poder montar uma pequena animação com materiais simples, como papel sulfite, alguns recortes e também com o celular”, disse o estudante Pedro Fernando Oliveira, 15 anos, do 9º ano.

Todas as animações tinham que abordar assuntos relacionados à natureza e ao meio ambiente. Para isso, os estudantes puderam falar sobre a vida dos animais, o impacto da poluição nas florestas, quais melhores ações para proteger a água e etc. A oficina teve supervisão da Claudia Machado, coordenadora do Núcleo de Audiovisual da EMARP (Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires).

Para a orientadora educacional da rede municipal, Francine Duclos, que acompanhou a oficina e ajudou os estudantes, a atividade dá a chance para que os alunos tenham contato com coisas diferentes do que se vê na sala de aula. “Esse tipo de oficina ajuda o estudante a aprender novos conteúdos, o que é bom para a formação do aluno ou da aluna. Percebi que eles gostaram muito de participar do Cinesolar, já que fizeram bons trabalhos”, declarou.

Cinesolarzinho – No dia 11 de junho, às 18h30, a Vila do Doce, na região central de Ribeirão Pires, receberá a sessão do CineSolarzinho, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, instalado em um furgão. Além de diversas oficinas de educação ambiental e de linguagem audiovisual, a telona irá exibir curtas-metragens infantojuvenis, além do curta produzido por alunos da cidade, em oficina realizada pelo CineSolar. A entrada é livre e não precisa de ingresso.

O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolarzinho, que é a versão infantil do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Estudantes utilizaram o celular para fazer as animações. Atividade tratou de meio ambiente e natureza

Estudantes aprenderam técnicas de montagem de animação. Trabalhos serão apresentados no CineSolarzinho, que ocorrerá no dia 11 de junho, na Vila do Doce, às 18h30

Compartilhe

Comente

Leia também