Alunos da Escola Estadual Comendador Emílio Sortino visitaram, na última terça-feira (18/10), a Câmara Municipal de Ribeirão Pires. Na ocasião, os jovens puderam conhecer o projeto Câmara 2030, bem como as iniciativas de sustentabilidade e os trabalhos legislativos.
Recepcionados pelo presidente da Câmara, professor Paulo Cesar e parlamentares, os estudantes contaram ainda com a presença do prefeito interino, Guto Volpi. Na ocasião, os presentes assistiram uma apresentação sobre as iniciativas que visam adequar o Legislativo de Ribeirão Pires aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) presentes na Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).
Entre as iniciativas apresentadas pelo presidente da Câmara aos alunos, está a geração de energia renovável através dos painéis fotovoltaicos, instalação de frota com automóveis elétricos, acessibilidade, captação de águas pluviais, solo permeável com instalação de jardim de chuva e piso drenante, arborização frutífera com plantio de 21 novas árvores adultas, proteção à fauna, bem como as iniciativas de apoio à cultura e inclusão.
Também foi apresentada a Cápsula do Tempo, projeto realizado pela Câmara Municipal, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, que armazena em um equipamento os anseios de crianças e jovens para 2030 através de fotos, desenhos, vídeos e cartas. A Cápsula será aberta na primeira sessão ordinária de 2030.
Além disso, ao lado dos demais parlamentares, os jovens puderam conhecer mais sobre os trabalhos legislativos, visitando os gabinetes e vendo de perto como funciona o trabalho de cada vereador e vereadora.
Alunos de outras escolas da Estância já conheceram a Câmara 2030 e o objetivo é que as visitas continuem sendo realizadas ao decorrer do tempo, a fim de difundir os objetivos de desenvolvimento sustentável, econômico e social previstos na Agenda da ONU.
Colmeias de abelhas
Na oportunidade, os alunos puderam conhecer de perto a ação em proteção à fauna realizada pela Câmara, a instalação de caixas com colmeias de abelhas nativas sem ferrão. Entre as espécies que vivem no local estão: Jataí, Mandaçaia e Mirim Guaçú. Dessa forma, um dos objetivos da visita técnica é, inclusive, demonstrar o papel fundamental das abelhas através do serviço de polinização prestado aos seres vivos e todo o meio ambiente.