Estudantes da Estância arrecadam garrafas PET para o projeto “Natal Espetacular”

Alunos de duas unidades municipais irão coletar materiais destinados à confecção de enfeites natalinos para a Praça Central da cidade

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires promoveu nesta terça-feira, 8 de outubro, nas escolas municipais Engenheiro Carlos Rohm – Unidade I, no Jardim Itacolomy, e na Professor Sebastião Vayego de Carvalho, em Ouro Fino, o lançamento da segunda edição da Gincana Cooperativa, que promove a arrecadação de garrafas PET para o projeto Natal Espetacular.

Os materiais serão utilizadas no projeto “Natal Espetacular”, que acontece em parceria com o Fundo Social  Municipal e estabelece o reaproveitamento de garrafas PET para a decoração de Natal da Praça Central – Vila do Doce. As peças de decoração serão produzidas por artesãos da cidade.

A novidade nesta segunda edição é que além das garrafas, as tampinhas das PET serão encaminhadas para APRAESPI – Associação de Prevenção Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência de Ribeirão Pires. Os recursos arrecadados serão revertidos para compra de cadeiras de rodas. Outra novidade da Gincana é que parte das garrafas e materiais não utilizados para a decoração do projeto “Natal Espetacular” serão destinados para a Cooperpires – Cooperativa de Catadores de Ribeirão Pires, que encaminha para reciclagem.

“Além de ser uma proposta sustentável, o projeto proporciona a integração de outros setores, garantindo valorização artística e, com as crianças, o estímulo da cidadania”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social da cidade, Flávia Dotto.

A ação envolve cerca de 2 mil alunos do Ensino Fundamental I e II. A turma de alunos que arrecadar o maior número de garrafas PET até 11 de novembro, em cada uma das escolas, irá visitar um importante ponto turístico da cidade, a Torre de Miroku.

Entre as regras para a contabilização dos pontos estão: as garrafas podem ser de qualquer cor, não podem estar amassadas, devem estar limpas e com tampa. Serão contabilizados 100 pontos a cada 5 garrafas PET de 2 litros, 10 garrafas PET de 600ml ou 10 garrafas PET ‘caçulinha’. No ano passado, ambas as unidades escolares arrecadaram mais de 297 mil garrafas.

O lançamento da Gincana também contou com a presença do vice-prefeito Gabriel Roncon; da secretária de Educação, Flávia Banwart; e da secretária de Meio Ambiente, Wanessa Isidio. “A gincana com os alunos é um ato nobre e sustentável que incentiva a preservação do Meio Ambiente”, completou o vice-prefeito, Gabriel Roncon.

Compartilhe

Comente

Leia também